Cestas básicas são entregues para 57 famílias que trabalham com coleta de materiais recicláveis em Palmas

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 23 de junho de 2020 às 10:35

Ação foi realizada na tarde desta segunda-feira, 22

Uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) resultou na entrega de cestas básicas para 57 famílias de catadores de recicláveis da Capital. Integrantes de quatro associações foram beneficiados pela ação que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22.

“Muitos setores foram prejudicados durante a pandemia e, com os trabalhadores autônomos que trabalham com materiais recicláveis, não foi diferente. Por isso a gestão municipal procura estar presente e ajudá-los neste período. Estamos enfrentando esse momento juntos, garantindo a eles o acesso aos benefícios sempre com muito respeito e reconhecimento pela importância de sua atividade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Simone Sandri.

O senhor José Francisco da Silva, de 64 anos, é presidente da Associação Reciclo Palmas, formada por 15 famílias que atuam na região Norte da Capital. “Nossas atividades diminuíram pela metade com esse coronavírus. E, infelizmente temos que esperar a pandemia passar para voltar a trabalhar como antes, por isso esse apoio da Prefeitura tem sido muito importante”, explica seu José Francisco.

A Reciclo Palmas, assim como as demais associações que atuam na coleta de materiais recicláveis, tem desempenhado um papel fundamental de conscientização sobre a reutilização de materiais que iriam poluir o meio ambiente. A entidade recolhe vidros, latinhas, papel, papelão, plásticos em geral e eletrodomésticos em Palmas, Lajeado, Paraíso e Ponte Alta do Tocantins.

“A gente trabalha em parceria com escolas, empresas e sociedade em geral. No momento só não estamos recolhendo móveis como sofás, camas, colchões e madeira, mas todos os outros materiais a gente combina com as pessoas e vamos buscar”, conta José Francisco.

Foram entregues 14 cestas para integrantes da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascampa), 11 para famílias da Reciclo Palmas, 18 para catadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e 14 cestas para famílias da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperan).