Chef Bel prepara galinhada d’angola com farofa de baru no Cozinha Show

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 10 de setembro de 2022 às 21:27

Presente também nesta quarta noite do festival gastronômico o chef Marilon Azevedo

Com criações que privilegiam os ingredientes nativos e valorizam as culturas alimentares do Brasil, a chef de cozinha Bel Coelho elaborou neste sábado, 10, durante sua apresentação no Cozinha Show, no 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), uma galinhada d’ angola com ora-pro-nobis e farofa de baru. A chef explicou que ela busca utilizar alimentos dos diversos biomas para que as pessoas tenham acesso às diversas culturas e brasis. “Hoje, vamos usar ingredientes do Cerrado, galinha D’Angola e uma farofa de milho com baru. Alguns legumes para enriquecer o nosso caldo e bastante tomate”, explicou Bel Coelho.

Durante o preparo, a chef fez questão de compartilhar que prefere as receitas descomplicadas como arrozes e grelhados. "São coisas mais rápidas e que nos remetem à infância” pondera.

Confira os pratos concorrentes e a programação completa do 16º FGT

A bancária Ivoneide Muniz amou o prato e garantiu que vai tentar repetir a receita em casa. “É uma galinhada simples, mas com um sabor peculiar. Ela deu dicas simples que acredito fazer toda a diferença como é o caso de cozinhar os legumes e utilizar a água para cozinhar o arroz”, pontuou.

Dona do restaurante Clandestino, em São Paulo, Bel Coelho contou que no local é possível fazer um tour regional pela culinária brasileira. “O nosso restaurante é voltado para a degustação de pratos regionais onde homenageamos todos as regiões brasileiras. Temos sobremesas em homenagem a Mata Atlântica, com palmitos, cupuaçu, taioba; da Floresta Amazônica saladas de feijão manteiga com caldo de tucupi; e do Cerrado, temos pratos com murici, mangaba e tantos outros.”

Cozinha regional

Com mais de 25 anos de carreira, o chef Marilon Azevedo elaborou um prato exclusivo para o Cozinha Show. Ao preparar o arroz de leite com carne de sol, o chef utilizou ingredientes simples e muito comuns na cozinha do tocantinense. A nata e a pimenta foram os diferenciais neste prato. Marilon Azevedo agradeceu a oportunidade por participar do evento e convidou a todos para degustar este e outros pratos no restaurante Cozinha do Chef, situado próxima à praça Maracaípe, em Taquaruçu.

Festival Gastronômico de Taquaruçu encanta turistas e atrai artesãos