Ciclo de Palestra encerra atividades nessa quinta, 5, com técnicas de como enfrentar o mercado de trabalho

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 05 de dezembro de 2019 às 17:06

Palestras foram promovidas pela a Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas)

Em busca de qualificação e dicas para buscar uma vaga no mercado de trabalho, mais de 100 pessoas, entre 14 e 59 anos, participaram nessa quinta-feira, 5, do último dia do 'Ciclo de Palestra sobre o Mundo do Trabalho'. As palestras foram promovidas pela a Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal, e aconteceram entre os dias 26 a 28 de novembro e 3 a 5 de dezembro, das 14 às 18 horas, na Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo.

Durante os módulos, o profissional coaching, A´Eronssaytt Gomes, ofereceu ao público técnicas para oportunizar a contratação e buscou desenvolver habilidades empreendedoras. Os participantes receberam noções de como elaborar um bom currículo, como se apresentar em uma entrevista de emprego, algumas estratégias de empreendedorismo, como desenvolver habilidades empreendedoras e outros temas importantes para aumentar suas chances de conseguir um emprego e vencer a concorrência no mundo do trabalho.

A´Eronssaytt lembra que o marketing pessoal é a chave para o sucesso profissional. “É importante quando a pessoa for procurar um emprego ou for convencer o cliente, está com uma vestimenta adequada para ocasião, ter uma boa postura, firmeza na fala, coerência nos pensamentos e ter definido o que quer”. Outro aspecto importante ressaltado foi quanto aos cuidados nas redes sociais, principalmente no que é publicado e compartilhado, uma vez que é comum os recrutadores analisem o perfil social dos candidatos às vagas.

Eva Muniz, de 30 anos, e mãe de dois filhos pequenos, e desempregada há 3 anos, conta que o que mais chamou a sua atenção foi sobre marketing pessoal. “Cuidar da aparência é fundamental na hora de procurar um emprego. Antes eu não tinha essa consciência, mas agora vou mudar”.

A procura do seu primeiro emprego, José Carlos Alves, de 16 anos, esteve concentrado em cada palavra do ministrante. “Hoje o que mais me chamou a atenção foi que para que consiga uma vaga de emprego no mercado de trabalho, eu preciso me comportar de maneira diferente”.

A titular da pasta, Valquíria Rezende, lembra que objetivo desse ciclo de palestra é aumentar as chances das pessoas que estão desempregados e em vulnerabilidade social de conseguir um emprego. “Aqui, essas pessoas têm a oportunidade de aprender técnicas de como enfrentar os desafios e as dificuldades do mundo do trabalho e superar o desemprego”.

O que é o Acessuas

É uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa é destinado à população em situação de vulnerabilidade e risco social, residente em municípios integrantes do Programa, com idade de 14 a 59 anos.

Edição: Lorena Karlla