Ciclo de Palestra traz técnicas de como enfrentar o mercado de trabalho

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 26 de novembro de 2019 às 17:13

As palestras serão ministradas de 26 a 28 de novembro, na Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo

Buscando aumentar as chances daqueles que estão desempregados de conseguir um emprego ou desenvolver habilidades empreendedoras, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal, promove um ciclo de palestras. As palestras serão ministradas de 26 a 28 de novembro, das 14 às 18 horas, na Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, com o profissional coaching, A´Eronssaytt Gomes.

A titular da pasta, Valquíria Rezende, lembra que essa é uma oportunidade de aprender técnicas de como enfrentar os desafios e as dificuldades do mundo do trabalho e superar o desemprego. “Durante esses dias, os participantes  receberão noções de como elaborar um bom currículo, como se apresentar em uma entrevista de emprego, algumas estratégias de empreendedorismo, desenvolver habilidades empreendedoras e outros temas importantes para aumentar suas chances de conseguir um emprego e vencer a concorrência”.

O coaching A´Eronssaytt Gomes destacou que as vagas temporárias são uma ótima oportunidade de abrir portas para o futuro, além de ser uma oportunidade de contratação efetiva, é ideal para acumular mais experiência e qualificação do currículo. Um outro ponto defendido pelo palestrante é quanto ao preparo do candidato a entrevista.

“É importante se preparar para as futuras questões que podem ser abordadas pelos recrutadores, assim como: Quais seus pontos fortes e fracos? – Por qual motivo saiu da última empresa que trabalhou? – Como pode contribuir conosco? E acima de tudo, mantenha a calma e a tranquilidade, fale com clareza e segurança, utilize roupas sérias e confortáveis e de cores neutras”, finalizou.

Os presentes também foram alertados quanto ao cuidado nas redes sociais, principalmente no que é publicado e compartilhado, uma vez que é comum os recrutadores analisem o perfil social dos candidatos às vagas.

O último emprego de Tauanny  Salisa Dultra foi no cargo de assistente administrativo, e está há 4 anos desempregada. Durante esses anos ela vendeu lanche de forma informal, e recentemente fez o curso de manicure e se inscreveu como Micro Empreendedor Individual - MEI. "Vim hoje aqui para aprender mais sobre empreendedorismo e se surgir alguma vaga de emprego vou agarrar, porque tenho dois filhos".

O que é o Acessuas

É uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O programa é destinado à população em situação de vulnerabilidade e risco social, residente em municípios integrantes do Programa, com idade de 14 a 59 anos. Os usuários de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais são o público prioritário.

Quem são os grupos prioritários

São famílias e indivíduos com perfil do Plano Brasil Sem Miséria; Jovens egressos do Serviço de Convivência para jovens; Pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada); Pessoas inscritas no CadÚnico; Egressos do Sistema Socioeducativo; Famílias com presença de Situação de Trabalho Infantil; População em Situação de Rua; Famílias com crianças em Situação de Acolhimento Provisório; Adolescentes e Jovens Egressos do Serviço de Acolhimento; Indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do Tráfico de Drogas; Indivíduos egressos do Sistema Penal; Beneficiários do Programa Bolsa Família.

Edição: Lorena Karlla