Cidadãos e fiscais de Trânsito da Capital se aliam em iniciativa solidária para prevenir acidente em rotatória

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Juliana Matos | Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 11:51

Estilhaços de vidro estavam espalhados no cruzamento das Avenidas LO-03 e a NS-08 no último sábado, 18

Grande quantidade de vidro estilhaçado encontrado em rotatória entre as avenidas LO-03 e a NS-08 no último sábado, 18, levou fiscais de trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) a tomaram uma iniciativa rápida de usar uma vassoura que estava em carro da equipe para afastá-lo da pista para prevenir acidentes graves.

Segundo a superintendente de Trânsito, Valéria Oliveira, o contato para mobilização de equipe de varrição de ruas foi iniciado, mas demandaria espera para deslocamento dos trabalhadores. Então, na urgência, os agentes tiveram a iniciativa que recebeu uma ajuda inesperada de moradores, que também estavam preocupados com o risco de acidentes.

Eles trouxeram vassouras e pás e auxiliaram na retirada dos cacos das faixas de rolamento enquanto um dos fiscais controlava o tráfego no local. "Ao longo deste ano trabalhamos uma campanha que pregou o respeito e a responsabilidade de todos pelo trânsito. Então, foi interessante notar a iniciativa dos cidadãos. Ninguém sabia dizer como os estilhaços de vidro apareceram, se foi acidente ou queda de placas de um veículo de carga. Mas quem estava ali presente se mostrou sensível à urgência da situação e agiu com solidariedade para um trânsito mais seguro", pontuou a superintendente.

Infração

Sobre os resíduos abandonados na rótula, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está sujeito, conforme artigo 172, à multa de R$ 130,16 por infração média (quatro pontos) aquele que atirar de veículo ou abandonar na via objetos e substâncias. O artigo 231 inciso II prevê ainda multa de R$ 293,47 por infração gravíssima (sete pontos) para quem derramar, lançar ou arrastar sobre a via carga, combustível ou qualquer objeto que possa acarretar em risco de acidente. O veículo flagrado fica sujeito à retenção para regularização. Denúncias podem ser repassadas ao 190.