Cine Cultura promove ‘Sábados Musicados’ com estreia do documentário ‘O Samba é Primo do Jazz’

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Junior Suzuki | Publicado em 08 de outubro de 2021 às 18:01

Filme conta a trajetória da renomada cantora Alcione

Alcione, Chorão, Chico Buarque, Cássia Eller, Reginaldo Rossi e Tim Maia. Com foco na relação entre a sétima arte e a música brasileira, a Fundação Cultural de Palmas, por meio do Cine Cultura, promove durante seis semanas os Sábados Musicados. Serão sessões especiais com filmes que contam as histórias desses grandes artistas. A estreia será neste sábado, 09, às 20h30, com o documentário ‘O Samba é Primo do Jazz’, da diretora Angela Zoé. O filme mostra a trajetória musical de Alcione Dias Nazareth, grande intérprete brasileira, a partir de suas referências musicais, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos.

Para a curadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas, a mostra busca dar ênfase à rica história da cultura brasileira por meio da música e do cinema: “Procuramos levar ao público a maior diversidade possível, com uma programação para um Brasil bem representado por gêneros, estilos e ritmos únicos, que ajudam a compreender a história, as tradições, a miscigenação, a gastronomia, a religiosidade e a influência brasileira no mundo”, explica.

 

Ingressos

Para os Sábados Musicados, os ingressos continuam com o mesmo valor praticado pelo Cine Cultura, sendo R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia e podem ser adquiridos no próprio cinema.

 

Covid-19

O cinema atende plenamente os decretos 1.971/09/12/2020 e 1.972/14/12/2020, que autorizam o retorno de atividades de entretenimento, como cinema, com a apresentação do Plano de Descontingenciamento do Cine Cultura, bem como com a assinatura do Termo de Concordância para retorno das atividades.

Além disso, neste primeiro momento, a ocupação será de somente de 50% da capacidade total.

 

Confira a programação completa dos Sábados Musicados:

Sábado, 09/10

20h30 - O Samba é Primo do Jazz, Angela Zoé

Documentário| Brasil|2020|110’

Classificação: 12 anos

 

Sábado, 16/10

20h - Chorão: Marginal Alado, Felipe Novaes

Documentário|Brasil|2021|80’

Classificação: 14 anos

 

Sábado, 30/10

20h - Chico: Artista Brasileiro, Miguel Faria Jr.

Documentário| Brasil| 2016| 115’

Classificação: 10 anos

 

Sábado, 06/11

20h- Cássia Eller, Paulo Henrique Fontenelle

Documentário|Brasil|2015|120’

Classificação: 12 anos

 

Sábado, 13/11

20h - Reginaldo Rossi, Meu Grande Amor, José Eduardo Miglioli Junior

Documentário| Brasil|2017|85’

Classificação: 12 anos

 

Sábado: 27/11

20h - Tim Maia, Mauro Lima

Drama, Biografia|2014| 140’

Classificação: 16 anos

 

O Samba é Primo do Jazz

Sinopse: O documentário “O Samba é Primo do Jazz” vai mostrar a trajetória musical de Alcione Dias Nazareth, a nossa grande intérprete brasileira, a partir de suas referências musicais, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos. A cinebiografia nos aproxima de uma Alcione descontraída, divertida e matriarcal com a vida e o fazer artístico.

Trailer: https://youtu.be/3i5skxdPcZI

 

Chorão: Marginal Alado

Sinopse: O documentário retrata a vida e a carreira do cantor brasileiro Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr. Além de depoimentos sobre sua vida pessoal e profissional e imagens de arquivo, o filme acompanha a história de uma das estrelas do rock mais importantes do Brasil. Chorão viveu duas décadas intensas de sucesso nacional e internacional, cheios de momentos polêmicos, até sua morte prematura, por overdose de drogas, em 2013.

Trailer: https://youtu.be/3dtdk4PBbyg

 

Chico: Artista Brasileiro

Sinopse: No documentário Chico - Artista Brasileiro, Chico Buarque é uma figura fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos. Ele conversa sobre toda a sua trajetória, incluindo memórias, shows, processo criativo, métodos de trabalho e até vida cotidiana. Além de seus próprios relatos, partindo de músicas apresentadas, dizendo como cada uma nasceu, outros nomes importantes da música brasileira também participam, dando seus depoimentos.

Trailer: https://youtu.be/tmX0SU_4hU4

 

Cássia Eller

Sinopse: Cássia Rejane Eller. Cássia Eller. Cássia. Uma poderosa força inquieta no palco, a timidez em pessoa fora dele. Um dos grandes nomes da música brasileira, Cássia Eller marcou a década de 1990 e chocou o país com sua morte precoce, em 2001. Um filme sobre a cantora, a mãe, a mulher que expôs sua vida pessoal e rompeu barreiras, deixando um belo legado social e artístico.

Trailer: https://youtu.be/HWKbKrrUZnU

 

Reginaldo Rossi, Meu Grande Amor

Sinopse: A trajetória de vida e carreira de Reginaldo Rossi, um dos maiores artistas da música popular brasileira. Abandonando uma carreira de professor de matemática e engenheiro civil que nunca conseguiu fazer funcionar, Rossi misturou ritmos e estilos sem preconceito para criar sua própria identidade e marcou o país para sempre. Amigos, colegas de profissão e familiares relembram a história do ídolo.

Trailer: https://youtu.be/WwYdAHqPpMI

 

Tim Maia

Sinopse: Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia". O filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.

Trailer: https://youtu.be/YKc7mnOzjFA