Cine Cultura promove sessão especial comentada neste domingo, 13, às 16h30

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 11 de março de 2022 às 16:52

Profissionais e amantes do audiovisual falam sobre filmes em preto e branco e os favoritos do Oscar em 2022

A corrida pelo Oscar 2022 começou, e a Fundação Cultural de Palmas (FCP) preparou mais uma sessão especial comentada, domingo, 13, às 16h30, no Cine Cultura. Na roda de conversa será exibido Belfast, indicado ao Oscar de melhor filme. Na sessão, os convidados vão discutir as nuances dos filmes em preto e branco e os favoritos da maior premiação do cinema mundial em 2022.

A mesa conta com a participação de quatro amantes da sétima arte. O advogado e crítico de cinema, Edy César, o professor Douglas Jansen, o mestre em Artes Cênicas, Gustavo Henrique e a jornalista Rafaela Lobato, produtora do audiovisual tocantinense que mediará a sessão comentada.

A programadora e curadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas, ressalta que a estética em preto e branco foi marcante na história do cinema, e esteve presente durante muito tempo. “O Cinema preto e branco consagrou muitos cineastas na história do cinema mundial, essa estética, é marca registrada em muitas produções clássicas como Casablanca, Psicose, O Sétimo Selo e Metrópolis”, disse.

“Grandes artistas fizeram história no cinema preto e branco, entre eles Charles Chaplin, Georges Méliès, Humphrey Bogart e Katharine Hepburn. Em 2012, o filme O Artista levou a estatueta para casa”, completou, lembrando que se trata de uma obra em preto e branco do diretor Michel Hazanavicius, e que em 2022 Belfast, de Kenneth Branagh, concorre na mesma categoria.

 

Certificado de carga horária

A FCP informa que todas as sessões comentadas serão certificadas com carga horária complementar. Os estudantes e profissionais que quiserem o certificado, basta assinarem a lista de inscrição na recepção do Cine Cultura Palmas.

 

Sessão 

Domingo, 13, às 16h30

Belfast, Kenneth Branagh

Sessão Comentada: Os filmes em preto e branco e os favoritos em 2022

Convidados: Edy César, Gustavo Henrique e Douglas Jansen

Mediação: Rafaela Lobato

Cine Cultura Palmas

Ingressos: Inteira R$ 20,00 e  meia R$ 10,00