Cinthia reúne vereadores e reafirma que sistema de saúde de Palmas é porta aberta

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Gabinete da Prefeita | Publicado em 16 de maio de 2023 às 05:58

Prefeitura investe mais em saúde do que mínimo constitucional

Diante das polêmicas que envolvem a regulamentação no Hospital Geral de Palmas (HGP), a prefeita Cinthia Ribeiro reuniu os vereadores da base nesta segunda-feira, 15, na sede da Prefeitura, para apresentar dados positivos da saúde na Capital. “Nós somos porta aberta, não vamos negar atendimento a ninguém. Estamos preocupados em salvar vidas. Nossa maior preocupação é fazer saúde pública de qualidade e isso nós temos feito”, destacou a prefeita.

Palmas possui, atualmente, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) distribuídas na região sul e norte da Capital, ambas com plena capacidade de estabilização dos pacientes. As unidades possuem uma estrutura de pessoal superior ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e atende por mês cerca de 30 mil pessoas, desses atendimentos, apenas 1% é regulado para o HGP. 

Ao todo, uma média de 40% dos pacientes que são atendidos nas UPAs em Palmas não residem na Capital; vale ressaltar que uma das mulheres que chegaram a óbito nos últimos dias residia em Colmeia. Já entre os cadastrados pelo Cartão do SUS, mais de 100 mil possuem endereço em Palmas, mesmo sem morar na Capital. 

O mínimo constitucional estipulado para investir na saúde é de 15%, durante o ano. Apesar disso, o volume de investimento feito pela Prefeitura de Palmas no último ano foi de quase 23%, um total de R$ 374 milhões. “A saúde é uma das nossas prioridades. Mesmo diante de um quadro de pandemia, conseguimos avançar e o nosso objetivo é continuar avançando”, lembrou a prefeita. 

Participaram da reunião os técnicos da saúde, o secretário Municipal de Comunicação, Júlio Prado; o secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Fabrício Viana; a secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Mila Jaber; o presidente da Fundação Escola de Saúde de Palmas, Daniel Bzmuner; e os vereadores, Eudes Assis, Márcio Reis, Major Negreiros, Daniel Nascimento, Folha, Josmundo, Pedro Cardoso, Professora Iolanda, Nego e Waldson da Agesp.