Cínthia Ribeiro cobra orçamento para continuidade das Políticas Públicas para Mulheres

Gabinete do Vice-Prefeito

Autor: Wédila Jacome | Publicado em 08 de março de 2017 às 16:24

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a prefeita em exercício, Cínthia Ribeiro, participou de várias reuniões e sessões solenes na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa. Em ambas as Casas, a prefeita cobrou que os seus membros garantam, através de leis, a continuidade das Políticas Públicas voltadas às Mulheres.

“O Tocantins caminha para 30 anos de criação e ainda não possui em sua Constituição nenhum capítulo destinado à proteção e que garantam a continuidade de políticas públicas voltadas às mulheres”. Em seu discurso na Assembleia Legislativa, a prefeita em exercício cobrou aos seus membros que garantam em orçamento específico essa continuidade, para que as ações que garantam o direito das mulheres, a igualdade de gênero e o fim da violência não sejam apenas políticas de governo.

“E aqui no Tocantins, faz-se urgente e necessária a formação de uma comissão especial aqui nessa Casa para incluir na nossa Constituição Estadual um capítulo especial descrevendo as garantias para efetivar políticas verdadeiras públicas para as mulheres, suplantando a fase das meras políticas governamentais”, reforçou.

A prefeita em exercício lembrou que o destino proporcionou a ela que pudesse estar à frente da Prefeitura de Palmas na semana do Dia da Mulher. “Quis o destino que nesta semana também eu estivesse vivendo uma das experiências mais ricas da minha vida, ao assumir interinamente o comando da prefeitura da Capital mais jovem e linda do Brasil’.

Cínthia fez questão de ressaltar aos presentes de ambas as Casas que o 8 de Março é um dia de celebração de conquistas, avanços, mas, principalmente, um dia de conscientização e de refletir sobre os problemas que ainda afligem muitas mulheres. “Todas as transformações sociais e culturais aconteceram de maneira definitiva e continuada. E a ideia transformadora pode virar lei e passar a conduzir a nação, determinando mudanças comportamentais arraigadas”.

Na Câmara Municipal de Palmas, onde recebeu homenagem pelo Dia da Mulher, a prefeita em exercício pediu das duas representantes femininas na Casa, as vereadoras Laudeci Coimbra e Vanda Monteiro, que apresentem leis que garantam políticas públicas voltadas às mulheres. “Vamos à rua e na hora da efetividade não temos por falta de leis impositivas que determine em orçamento a continuidade dessas políticas públicas”.

Cínthia lembrou os avanços feitos na atual gestão para proteção a mulher, mas ressaltou que é preciso esforço unificado de todas as esferas governamentais. “Palmas vem nos últimos anos avançando e se consolidando como a capital da diversidade, com ambiente de tolerância e respeito à mulher. E a Câmara Municipal é fundamental para avançarmos. O prefeito Amastha com o empenho dos senhores vereadores e vereadoras, em especial, para fazer de Palmas um modelo a ser seguido pelo Tocantins no combate à desigualdade, preconceito e combate à violência contra a mulher. Só assim seremos uma sociedade justa”.

Antes de participar da sessão solene na Câmara Municipal, a prefeita de Palmas em exercício participou juntamente com as agentes de trânsito de uma blitz educativa na avenida JK, às 8 horas, quando na oportunidade distribuiu flores e informativos alertando sobre o perigo da mulher se maquiar enquanto dirige. Na sequência participou de dois cafés da manhã, um no Instituto Vinte de Maio e outro com representantes do Movimento “Mulheres na OAB”, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).