Cinthia Ribeiro destaca a importância de discutir a igualdade de competência durante Programa Mulher Confea/Crea

Gabinete da Prefeita

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 18 de setembro de 2019 às 17:57

A prefeita participou de um painel da 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea)

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, que em meados dos anos 90 iniciou o curso de engenharia, falou sobre a importância de discutir não apenas a igualdade de gênero, mas de competências da mulher no mercado de trabalho durante o lançamento do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea. O lançamento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18, em um painel da 76° Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), que acontece em Palmas.

Chintia falou da suas dificuldades em cursar engenharia nos anos 90, quando a grande maioria dos alunos ainda eram homens e ressaltou a quebra de tabus nesses últimos anos. “Evoluímos muito nos últimos anos e quebramos muitos tabus, mas ainda há a necessidade de colocarmos em pauta, não apenas, a igualdade de gênero, mas de competências”, enfatizou a prefeita.

Para o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o engenheiro civil Joel Krüger, o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea nasceu da necessidade de formar não apenas um grupo de trabalho, mas de consolidar um programa permanente, com o objetivo claro de trabalhar o tema mulher. “Diante disso definimos o comitê gestor para a execução das ações do programa, com a proposta clara de debatermos o tema mulher, visando fomentar a participação da mulher nos Conselhos e Entidades de classe da engenharia e agronomia brasileira”.

Programa

O Programa Mulher do Sistema Confea/Crea foi criado no dia 30 de agosto, com  a proposta de fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais, a fim de ampliar a participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do sistema profissional.  E com isso contribuir para que o País alcance a igualdade de gênero e empodere mulheres e meninas, meta preconizada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 05 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com 16 ações práticas específicas, o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea buscará o Mapeamento da atuação de mulheres em todo o Sistema Confea/Crea e Mútua, reflexões sobre a gestão do tempo da mulher e a instituição do Dia da Mulher na Engenharia.

76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea)

A 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) acontece até essa quinta, 19, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, e conta com o apoio da Prefeitura de Palmas. Apesar da Soea encerrar na quinta, 19, os eventos não param já que a Semana será encerrada com solenidade de lançamento da 77ª Soea e abertura do 10º Congresso Nacional de Profissionais que acontece até sábado, 21, também no Centro de Convenções. O Soea está movimentando os restaurantes e a rede hoteleira da Capital, conforme informou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins (Abih).