Cinthia Ribeiro empossa novos conselheiros tutelares de Palmas e entrega quatro veículos novos

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 10 de janeiro de 2020 às 14:47

Vinte conselheiros titulares e vinte suplentes foram empossados na manhã desta sexta-feira, 10

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro empossou na manhã desta sexta-feira, 10, os novos conselheiros tutelares de Palmas para o quadriênio 2020/2023. No evento, que  aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré, também estavam presentes vereadores, familiares dos empossados e representantes do Ministério Público Estadual, da Polícia  Militar e da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Após a posse Cinthia Ribeiro entregou quatro veículos novos e quatro computadores para o Conselho Tutelar de Palmas.

"Nós sabemos da importância desta instituição e por isso nos colocamos à disposição dos conselheiros para trabalharmos juntos na construção de políticas públicas que garantam a segurança e o pleno desenvolvimento de nossas crianças. Temos uma rede de proteção muito comprometida e competente formada pelo poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Defensoria Pública e secretarias municipais e vamos continuar aprimorando nossas ações conjuntas em defesa de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou a prefeita.

Durante a acolhida aos novos membros do Conselho Tutelar, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Claudiney Leite, falou sobre a missão dos empossados.

"Cada homem e cada mulher que assume hoje o papel de conselheiro tem uma missão e uma motivação para estar neste cargo e está vocação é a defesa intransigente dos direitos das crianças e adolescentes.  Nosso maior balizador nesta tarefa é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por isso vamos atuar, em rede, com impessoalidade, ética e balizados pelo ECA", disse Leite.

A psicopedagoga e recém empossada conselheira, Ivonete Ferreira Cabral irá atuar na região Norte de Palmas e falou sobre a decisão de fazer parte do Conselho.  "Eu atuava como professora, já conheço um pouco as demandas da nossa região, então eu decidi me dedicar aos trabalhos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O meu recado para as famílias palmenses  é que não tenham receio de procurar essa instituição. Venham  até nós pois, estaremos prontos para atendê-los da melhor forma possível", ressaltou.

Novos equipamentos e veículos

A entrega de quatro carros e quatro computadores por parte da Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), tem por objetivo colaborar para um melhor atendi­mento às crianças, adolescentes e suas famílias por meio dos quais os conselhos tutelares poderão atuar com mais eficiên­cia e eficácia na sua interconexão com a rede de serviços públicos.

Estes equipamentos públicos foram adquiridos com recursos oriundos de emendas da Câmara de Vereadores, sendo que o material de informática resulta de uma emenda do vereador Gerson Alves no valor de R$ 20 mil. Já os quatro veículos modelo “Ford K” foram custeados pela emenda do vereador Felipe Martins no valor de R$ 160 mil, juntamente com uma emenda adicional do vereador Gerson Alves no valor de R$ 20 mil.

O que é o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade com os demais pretendentes.

Confira a relação dos novos conselheiros titulares e suplentes

REGIÃO CENTRO

Juniel Carvalho de Sousa