Cinthia Ribeiro prestigia abertura da 76ª Soea e fala sobre a importância das engenharias para o desenvolvimento da Capital

Gabinete da Prefeita

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 17 de setembro de 2019 às 09:40

Mais de três mil profissionais se reúnem com o objetivo de discutir desafios e propor inovações ao desenvolvimento das cidades brasileiras

Mais de três mil profissionais da área de Engenharia, Agronomia e das geociências se reuniram na noite desta segunda-feira, 16, na abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece em Palmas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. O evento encerra na próxima quinta-feira, 19, com solenidade de lançamento da 77ª Soea e abertura do 10º Congresso Nacional de Profissionais que acontece até o dia 21 de setembro. A prefeita Cinthia Ribeiro participou da abertura oficial e falou da importante contribuição dos profissionais das engenharias nos 30 anos de desenvolvimento da Capital.

“Administrar uma cidade requer muita engenharia, não apenas para fazer as obras estruturantes e criar oportunidades para as pessoas, mas também para executar a sua gestão diária, cotidiana, sempre com vistas ao atendimento às demandas da cidade e de seus moradores. Nesta missão, contamos desde o início, há 30 anos, com a participação de grandes profissionais das engenharias que contribuíram com seus esforços e conhecimentos na construção de nossa Capital”, frisou Cinthia.

A prefeita lembrou que, após 30 anos, Palmas ainda cresce e necessita cada dia mais da participação dos engenheiros, agrônomos e demais profissionais das geociências. “Palmas não é apenas uma cidade administrativa, tem muita coisa interessante acontecendo aqui. O nosso crescimento acima da média nacional demanda uma construção civil vibrante, inovadora e eficiente e a gente sabe o papel dos engenheiros nesta engrenagem. Aqui temos, por exemplo, um grande programa de incentivos para geração de energia solar, com oferta de crédito para instalação e redução de impostos como IPTU que é o Programa Palmas Solar. Dentro deste programa, a própria Prefeitura irá investir mais de 50 milhões de reais para gerar no futuro a energia dos prédios públicos e das nossas ruas”, explicou a gestora.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea – TO), Marcelo Costa Maia, agradeceu o apoio da gestão municipal durante o planejamento e realização da Soea em Palmas. “À prefeita Cinthia temos um agradecimento especial, pois desde o primeiro momento a gestora nos apoiou na realização deste grande evento, pois se trata do maior encontro profissional da área das engenharias. Estamos aqui com uma programação repleta de temas importantes e palestrantes capacitados, preocupados em discutir as melhorias e aprimoramentos nas áreas de engenharia que influenciam diretamente o nosso desenvolvimento nacional e regional”, destacou Marcelo Costa Maia.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, destacou a temática escolhida pelos seus pares para nortear as discussões na Soea 2019. “Esta temática aprovada pelo plenário do Confea foi extremamente feliz, afinal as diversas modalidades das engenharias são as molas propulsoras do desenvolvimento de qualquer nação. Nossas profissões estão presentes em absolutamente todas as áreas. Somos os responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração. O crescimento do agronegócio e da agricultura familiar conta com o trabalho dos nossos profissionais. Estamos presentes na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias como nos hospitais, ou seja, tudo gira nas mãos das engenharias” frisou Krüger.

Durante a Soea profissionais da Prefeitura de Palmas irão apresentar os painéis ‘Biomas do Estado do Tocantins – Monitorar para proteger e desenvolver’, ‘Sistema Municipal de Infraestrutura Verde (SIsMIV)’ e  ‘Aterro Sanitário de Palmas’.

76ª Soea

Anualmente, engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, dos quatro cantos do País se reúnem para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é considerada o maior evento da área tecnológica do Brasil. Acontece também durante a Semana o V Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

Com a realização da 76ª Soea em Palmas, que reúne mais de três mil profissionais das diversas áreas das engenharias,  hotéis, bares, restaurantes e voos comerciais estão operando em sua capacidade máxima.

Para conferir a programação completa da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) basta acessar http://www.soea.org.br/. (Com informações do Confea)

Edição e postagem: Iara Cruz