Cinthia Ribeiro prestigia Agenda Cidadã 2019 em Paraíso nesta segunda-feira, 21

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 21 de outubro de 2019 às 20:45

Projeto do TCE oferece capacitação, orientação e atendimento à população, servidores públicos e gestores

Nesta segunda-feira, 21, a prefeita Cinthia Ribeiro participou da caravana do projeto Agenda Cidadã desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) que tem como tema Governança e Tecnologia - desafios e oportunidades. O terceiro encontro do projeto aconteceu em Paraíso e atendeu os municípios de Palmas, Paraíso, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Chapada de Areia, Lajeado, Miracema, Monte Santo, Pugmil e Santa Tereza.

O Agenda Cidadã é um projeto do TCE para aproximar os órgãos fiscalizadores dos gestores e da sociedade e por isso tem oferecido nos encontros, palestras, capacitações e atendimentos em carretas. Dentre os serviços ofertados tem a capacitação sobre o Sistema Integrado de Auditoria Pública (Sicap) – Licitações, Contratos e Obras, atualização do Cadastro Único das Unidades Gestoras (Cadun) e  atendimento da Ouvidoria.

A prefeita Cinthia Ribeiro frisou a importância de realizar capitações com os servidores e a aproximação com os cidadãos. “As qualificações são essenciais para as boas práticas da administração pública, como o uso correto de todos os nossos recursos, da aplicação máxima e eficiência na elaboração dos nossos projetos e trazendo a sociedade para essa discussão também e entendendo que os órgãos fiscalizadores são parceiros dos gestores do Tocantins”, disse.

“Nós temos essa preocupação com nossa equipe e é por isso que temos o Instituto Vinte de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, que inclusive iniciou ontem a oficina de orçamento público e está com inscrições abertas para custos na gestão pública, sem contar que já temos projetos para aproximar ainda mais a gestão do cidadão”, completou Cinthia.

O secretário de Finanças (Sefin) e presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec), Rogério Ramos, destacou a acessbilidade que os municípios devem proporcionar aos cidadãos. “As informações que nós estamos tendo aqui nesse encontro são muito interessantes e são exigências que devemos estar atentos, uma delas é a questão da acessibilidade. As cidades precisam se adequar e, para isso, precisam criar marcos legais, legislações e avançar nas obras de acessibilidade e projetos”, ressaltou.

Dentre os assuntos abordados nas palestras estão: Acompanhamento da Gestão; Integração dos Sicaps; Sicap – Atos de Pessoal; Plano de Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Portal da Transparência; Fundamentos do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público e Ouvidoria. Participaram ainda da caravana os secretários Rogério Ramos, Antônio Trabulsi, Eudes Assis, Adriana Lima, servidores públicos da Prefeitura de Palmas e demais autoridades dos órgãos parceiros.

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM)

O IVM oferece vários cursos, palestras e workshops aos servidores municipais. Somente este ano foram realizados mais de 30 cursos ofertados para mais de 800 servidores que participaram de cursos e outras ações de formação e qualificação, totalizando cerca de 457 horas de carga horária.