Cinthia Ribeiro visita o Assentamento (P.A) Entre Rios, ouve demandas e anúncia linha de crédito para os produtores familiares

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 10 de novembro de 2019 às 09:02

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), que apresentou os números obtidos por meio de programas desenvolvidos na pasta

Em visita técnica ao Projeto de Assentamento (P.A) Entre Rios, próximo ao distrito de Buritirana, na manhã deste sábado, 09, a prefeita Cinthia Ribeiro ouviu as demandas dos produtores familiares e anunciou novas parcerias para o homem do campo como a possibilidade de  abertura de crédito no Banco do Povo no valor de até R$ 10 mil, para a melhoria dos seus negócios.

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), que apresentou os números obtidos por meio dos programas 'Melhor Caminho', 'Chão Produtivo e 'Calcário', e contou também com a presença de vereadores.

A força da mulher na agricultura familiar foi destaque com as histórias das produtoras Genesi Soares,  58 anos, e Jamira Esmeralda Domingues, que cuidam sozinha de suas chácaras cultivando mandioca, cana, cupuaçu, cacau e milho, ainda criam porco, galinha e algumas cabeças de gados. As produções dessas duas mulheres como as de muitos agricultores familiares de Palmas abastecem os mercados e feiras, e chegam a mesa do palmense.

Genesi Soares, que também é tesoureira da Associação de chacareiros do P.A. Entre Rios, após o divórcio foi morar no assentamento e toca sua produção sozinha há 6 anos. "Durante todo esse tempo nunca vi um prefeito aqui para ouvir nossas demandas. Esse será o meu primeiro ano que serei beneficiada com o programa 'Chão Produtivo', já fiz o meu projeto".

Em sua fala, a prefeita destacou que sua gestão trabalha para atender pessoas que precisam, como a dona Genesi. "A cada ano estamos expandindo os atendimentos com o programa Chão Produtivo, levando maquinário aqueles que não tem condições de pagar e calcário para aumentar a produtividade. Nossas estradas vicinais também foram recuperada e, mesmo não sendo competência do Município, estamos abrindo em breve a licitação para abertura de poços artesianos, para que não falte água para os nossos produtores. E nossa grande novidade é a abertura de crédito especial para os produtores familiares no Banco do Povo".

Outra novidade levada aos moradores do assentamento foi a ampliação da unidade de saúde de Taquaruçu, que com a conclusão da obra prevista para o início do próximo ano os moradores, tanto de Taquaruçu quanto de Buritirana e toda a sua Zona Rural, não precisarão mais procurar a unidade de Taquaralto

O titular da Seder, Roberto Sahium destacou que as terras do assentamento são as melhores do Município para o cultivo. "Aqui tem homens e mulheres que dão respostas significativa ao investimento que o Município faz ao seus produtores, prova é que Palmas é o 4° maior Município produtor do Estado, e isso graças a economia familiar, que devido a boa logística abastece os mercados e feiras".

Na oportunidade cada presidente de associação rural na proximidades do P.A. Entre Rios levou suas demandas, a exemplo de abertura de poços artesianos, maior destino de emendas parlamentar aos programas rurais, atendimento de enfermeiros na região, mais horas de tratores, término da casa de farinha. O presidente do P.A Entre Rios, Valdecir Abadia, entregou a prefeita um ofício apresentando as demandas e disse: "Aqui no assentamento nós temos união, prova é essa quantidade de gente aqui. Entrego esse ofício com as demandas e peço aos vereadores presentes para que destinem mais emendas para que o homem do campo possa trabalhar". Após receber o ofício a prefeita Cinthia Ribeiro pediu que o presidente elencasse  5 demandas que julgasse mais urgentes, para que a gestão pudesse atender em prioridade, as demais iriam ser atendidas conforme planejamento.

O secretário da Seder, Roberto Sahium, ainda reforçou que os programas 'Melhor Caminho', 'Calcário e 'Chão Produtivo' buscam auxiliar o pequeno produtor com a manutenção e melhoramento de suas propriedades rurais, seja por meio de orientação especializada e acompanhamento dos resultados, e até mesmo no fornecimento de insumos.

Programa 'Melhor Caminho'

Para melhorar a logística de escoação de produtos da agricultura família e garantir que o acesso dos filhos dos produtores as escolas, o programa 'Melhor Caminho' viabiliza a recuperação dos 4.500 km de estradas vicinais da Zona Rural de Palmas. A recuperação é feita anualmente, e por vezes, quando necessário, um mesmo trecho recebe o maquinário por mais de uma vez. Com recursos próprios, a Prefeitura de Palmas aplicou de 2018 até o momento um montante de R$ 5 milhões.

Programa 'Calcário'

Por meio deste programa, os produtores rurais recebem o calcário, insumo necessário para correção do PH do solo com a diminuição da acidez, permitindo a absorção de elementos químicos necessários para o desenvolvimento das plantas. Ao todo, 329 famílias receberam o benefício.

Programa 'Chão Produtivo'

Criado com o objetivo de fortalecer os produtores rurais da agricultura familiar com assistência técnica e extensão rural coletiva e de qualidade, o programa 'Chão Produtivo' já melhorou a vida de 700 famílias. A assistência é feita a partir de chamado livre, ou seja, cada interessado busca a gestão e elabora projeto produtivo para apresentar suas necessidades. Nesse ponto, os técnicos da Seder analisam o que pode ser atendido.

A assistência técnica aos produtores rurais consiste em orientação sobre adubação, a cultura mais adequada a ser plantada no local, espaçamento, que é a distância entre uma planta a outra, fornecimento de calcário, que serve para correção do solo,  e maquinário para o plantio. A equipe também acompanha o plantio, desenvolvimento e colheita da safra.