CMDCA encerrou o Ciclo de Pré-conferências nesta quinta-feira, 30

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redaçao Sedes | Publicado em 30 de abril de 2015 às 21:44

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), encerrou na tarde desta quinta-feira, 30, o ciclo de eventos preparatórios para a VIII Conferência Municipal, cujo tema da conferência deste ano é “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e o protagonismo e a participação de Crianças e Adolescentes”.

O objetivo geral segue com o propósito de proteção dos direitos de crianças e adolescentes e o fortalecimento da participação da sociedade em geral, em especial, a promoção do protagonismo infanto-juvenil, na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente e na formulação e avaliação das políticas públicas municipais e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O presidente do CMDCA, Ivanilson Lourenço Alves, destaca que entre outros objetivos específicos, a pré-conferência visa propor estratégias que promovam o fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente. “O motivo das pré-conferencias serem regionalizadas é para sensibilizar e mobilizar a sociedade em geral na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de propor estratégias que promovam o fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente”, explica.

“O debate teve como base cinco eixos, que é universalizar os conselhos de direitos da criança e do adolescente; apoiar a participação da sociedade civil; promover o protagonismo e a participação de crianças e adolescentes nos espaços de convivência e de construção da cidadania; promover oportunidades de escuta de crianças e adolescentes nos serviços de atenção e em todo processo judicial e administrativo que os envolva, e ampliar o acesso de crianças e adolescentes aos meios de comunicação”, argumenta a vice presidente do CMDCA, Maria Salomé.

Com apenas 12 anos, o jovem Luan da Silva Sousa, participou da pré-conferência e destacou a importância de serem ouvidos naquele momento. “É um momento muito bom para expressarmos, sermos ouvidos e termos nossos direitos respeitados. Há muitas crianças em uma sala de aula; tenho um amigo que tem muita dificuldade de acompanhar as lições, e ele precisa ser respeitado, pois cada criança tem o seu próprio tempo”, defende.