Cmei Matheus Henrique desenvolve o projeto 'A vida além das telas: descobertas no jardim’

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 17 de agosto de 2023 às 15:16

Como uma das atividades do programa, as crianças conheceram a riqueza da biodiversidade que existe nos jardins, como plantas, insetos e microrganismos

Cerca de 50 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Matheus Henrique, localizado na Arso 112 (1.105 Sul), participaram no projeto ‘A vida além das telas: descobertas no jardim’, desenvolvido na unidade para chamar a atenção dos pequenos sobre a riqueza da biodiversidade que existe nos jardins, como plantas, insetos e microrganismos. Durante a manhã desta quinta-feira, 17, os pequenos colocaram a “mão na massa” e fizeram o plantio de diversas mudinhas de plantas, acompanhados de seus professores.

Segundo a diretora da unidade, Maria Clara da Silva, a atividade realizada pela manhã, continua com as crianças do Maternal I, no período da tarde. A gestora explica que a ação faz parte do projeto pedagógico macro do Cmei, intitulado como ‘O mundo lá fora’. “Dentro dessa proposta ampla, desenvolvemos  ‘A vida além das telas: descobertas no jardim’, demonstrando para as crianças, na prática, quanta vida e encanto existem nos nossos jardins”, destacou.

A professora Waldeliz Pereira Lima Brito, que integra a equipe idealizadora do projeto, conta que as crianças estão muito entusiasmadas em participar das atividades, que envolveram toda comunidade escolar, a exemplo das famílias que doaram as mudas de plantas. “Percebemos que as crianças estão muito participativas, empolgadas e curiosas em todas as ações do projeto. Elas têm descoberto muita vida nesse ambiente natural. Já encontramos e estudamos diversos insetos, como o grilo, a borboleta, as formigas, dentre outros seres tão importantes para o equilíbrio do planeta”, disse.

Ainda segundo a professora, foi a partir do interesse das crianças nas atividades que surgiu a ideia de cultivar um jardim próprio na unidade com a participação dos pequenos. “No momento do plantio das mudas, aproveitamos para abordar temas importantes como os cuidados e a responsabilidade que devemos ter com o meio ambiente. Trabalhamos o tema de forma leve, divertida e prática. As crianças amaram essa experiência e, certamente, construíram memórias lindas desse projeto”, concluiu a educadora.

O projeto ‘A vida além das telas: descobertas no jardim’ foi idealizado pelas professoras Marilene Campelo, Ana Carvalho, Rita Cecília, Elzirene Pereira, Marilene Lopes, Solange, Ana Beatriz, Patrícia Rabelo e Waldeliz  Brito.