Cmei Miudinhos promove primeira edição do projeto Consumidores Conscientes

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 02 de dezembro de 2022 às 09:04

Feirinha de produtos alimentícios, realizada na própria unidade, nos turnos matutino e vespertino marcam encerramento

Cerca de 380 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Miudinhos, no setor Santa Fé, participaram do projeto ‘Consumidores Conscientes’, desenvolvido ao longo do segundo semestre letivo deste ano, na disciplina de Matemática, com o objetivo de ensinar as crianças a utilizarem o dinheiro de forma consciente. O encerramento do projeto ocorreu nesta quinta-feira, 1º, com a Feirinha do Consumidor Consciente, realizada na própria unidade, nos turnos matutino e vespertino. Utilizando cédulas fictícias, as crianças realizaram compras e vendas de produtos alimentícios, como frutas, sucos, pipoca, pães e bolos.


Segundo a diretora da unidade, Marta Mazely Rodrigues, os alunos do 1º e 2º ano receberam, ainda no início do projeto, cédulas fictícias no valor de R$ 100,00 para aquisição de produtos no evento de encerramento. A proposta, segundo a gestora, é estimular a compra consciente, além de aprimorar o raciocínio matemático. “Os alunos tiveram uma experiência muito rica, tanto como consumidores quanto empreendedores. Planejamos uma dinâmica de modo que eles puderam realizar compras e em outros momentos assumiram o papel de vendedores, aprendendo a administrar gastos no processo de compra e venda”, explicou. 

 

Marta destaca ainda que o projeto também trabalhou nas crianças a importância de valores, como respeito às regras de convivência e boa conduta no espaço escolar. “Estabelecemos um crédito único para os participantes, e conforme o aluno cumpria as normas, o crédito se mantinha. Muitos chegaram ao fim do projeto com o saldo total inicial, podendo aproveitar bem as opções da Feirinha do Consumidor”, avalia. 

 

Mariana da Silva Siqueira, de 7 anos, é aluna do 1º ano e conta que conseguiu manter seu crédito total durante todo o semestre. “Estou muito feliz e agora eu vou poder escolher o que comprar aqui”, comemora. Já Matheus Machado, também de 7 anos, conta que estava ficando no caixa do evento, recebendo pedidos e calculando as compras. “Agora eu estou como vendedor, mas depois vou poder fazer minhas compras também”, revelou.