Cmei Romilda Budke promove interação de pais e alunos na confecção de enfeites

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 07 de junho de 2023 às 14:21

Intuito é trazer as famílias para dentro da escola e participarem ativamente, fortalecendo a parceria entre escola e família

Com o objetivo de oportunizar às famílias do Cmei Romilda Budke a serem mais parceiras nas ações da escola, a equipe da unidade está promovendo uma Oficina Junina que começou na última segunda-feira, 5. A ideia é preparar toda a decoração da festa junina - 3º Arraial da Tia Romilda, que acontecerá no próximo 17 de junho, a partir das 16 horas. Participam da oficina as famílias das crianças do Pré I e Pré II (4 e 5 anos), acompanhado de suas crianças e servidores.

A diretora do Cmei, Michely Neves, ressalta a importância dessa interação e lembra que “a família é fonte inicial de aprendizados na vida da criança, sendo complementada pelos educadores”. Michely  diz ainda que “isso só é possível quando há, de fato, um relacionamento saudável entre os pais e a instituição de ensino. É possível desenvolver uma boa relação por meio de algumas práticas simples e eficientes. E uma delas é a Oficina Junina, onde foi percebida que ações como essa ficam na memória afetiva da criança, desenvolvendo noções de afeto e solidariedade”, pontua.

Para a diretora, a Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas vivências, ampliando o universo linguístico, pois constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica, além de proporcionar uma integração entre família e escola. “Uma parceria que sempre dá certo."


Participação das Famílias

A Contadora Daniela Brás, mãe de aluna, disse que “a oficina foi maravilhosa. Muito bom ter esse contato com as crianças, professora e escola. Sem falar que tem muita interação entre outros pais”. 

“Eu achei muito legal uma experiência nova está participando com as crianças e professores, conhecendo melhor a escola e o ambiente que nossos filhos estão. A metade do dia pra mim foi um aprendizado muito bom”, relatou a antedente de lanchonete, Cristiane Sousa de Morais, mãe de aluna da pré-escola 1- 03.

Para Thalyne Freitas, Funcionária Pública, a experiência não foi diferente. “Tanto eu como meu filho gostamos muito. Acho muito importante essa interação entre escola e família, e também entre os pais. Assim criamos memórias na vida das crianças e contribuímos para um melhor desenvolvimento social e afetivo.

 

Texto: Redação Semed

Edição: Secom