Cmei Sementes do Amanhã recebe acervo com 254 livros pelo programa ‘Eu Faço Cultura’

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 27 de junho de 2019 às 16:14

Unidade está entre as 13 instituições beneficiadas em todo o Brasil

Na tarde dessa quarta-feira, 26, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sementes do Amanhã recebeu um acervo com 254 livros pela iniciativa ‘Biblioteca Renovada’ do programa ‘Eu Faço Cultura’. O Cmei foi uma entre as 13 instituições selecionadas em todo Brasil por este programa, que é promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs).

O presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Tocantins (Apcef), Krumaré Zacariotti, contou que foi um privilegio contribuir com essa ação. “É uma alegria trazer esse privilegio de incrementar a biblioteca dessas crianças com 254 livros, agora eles terão um acervo bem maior. Trazer esse programa para o Tocantins é de uma importância muito grande, espero que essa seja a primeira de muitas escolas atendidas pelo programa”, ressaltou Krumaré.

A ideia de se inscrever no programa partiu da professora Priscila Machado, o Cmei então realizou o cadastro através do site e desde 2018 recebem benefícios com o programa. Para a professora, sua iniciativa é nada mais que seu comprometimento com o futuro dos seus alunos. “Eu penso que esse primeiro contato é uma semente plantada para que eles se tornem adultos leitores ativos e com senso crítico. Meu compromisso vai além da sala de aula, é com a cidadania”, comentou a professora.

A diretora da unidade escolar, Fátima Albuquerque, destaca que o programa contribui muito com a proposta pedagógica do Cmei. “Esse programa vem a contribuir com a nossa proposta e projeto macro da instituição, que é voltado para leitura. Além de ampliar o nosso acervo bibliográfico, estimula o desenvolvimento de atividades junto às crianças, aguçando o gosto pelos livros de forma lúdica, enriquecendo a vivência bem e prática da leitura e escrita”, revelou a diretora.

E os alunos aprovaram a iniciativa, como comentou Joyce Maykene Vasconcelos, que cursa o 2º período no Cmei. “Estou muito feliz com esse presente, nossa creche agora vai ter muito mais livros. Eu já sei escrever o meu nome e quero aprender a ler para poder ler todas essas histórias da nossa biblioteca”, revelou a aluna.

Eu Faço Cultura

É uma iniciativa inovadora que visa democratizar e impulsionar o mercado cultural, além de valorizar os artistas locais e amparar pequenos e médios produtores culturais. O Programa tem uma missão de responsabilidade social de formar plateias com a população mais afastada do consumo cultural, e já contribuiu para a transformação de milhares de brasileiros por meio da arte.

Para alcançar o maior número possível de pessoas sem acesso à cultura, o Programa atende a diversos perfis, como: alunos de escolas públicas, beneficiários de programas sociais do governo federal, população de baixa renda, portadores da Identidade Jovem entre 15 e 29 anos, idosos, pessoas com deficiência e microempreendedores individuais.

Ao todo, foram 86 bibliotecas com acervos renovados e, neste ciclo, o Programa disponibilizou 340 produtos culturais na vitrine e beneficiou 221 escolas públicas e ONGs, em cidades de todas as regiões do País.