Cmei Sonho de Criança cria projeto para ajudar a interação entre famílias de crianças com alguma necessidade especial da unidade

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 03 de julho de 2020 às 18:14

Nesta sexta, 03, as crianças receberam brinquedos

Pensando nesse período de férias, a unidade educacional Centro de Educação Infantil (Cmei) Sonho de Criança, localizada no setor Morada do Sol, na Região Sul de Palmas, criou o projeto ‘Somos Mais que especiais’, com a proposta de valorizar o potencial das crianças com alguma necessidade especial do Cmei.

O projeto atualmente está beneficiando sete crianças, que receberam nesta sexta-feira, 03, uma caixa repleta de brinquedos produzidos pelas cuidadoras da unidade, utilizando materiais reciclados. Durante esse mês de férias, o foco do projeto é ajudar na interação entre as famílias e as crianças, proporcionando momentos agradáveis, através da exploração dos brinquedos recebidos.

Segundo a diretora da unidade, Telma Andrade, a ideia surgiu no início do ano, pensando na importância de se trabalhar com o protagonismo dessas crianças. “Antes mesmo da pandemia já tínhamos pensado em um momento com as famílias, para que pudessem vislumbrar encorajar esse potencial nas crianças, mas com a pandemia tivemos as ações limitadas”.

Ela conta também que durante uma conversa com uma mãe, percebeu que devido ao isolamento social, as famílias estavam tendo dificuldades com as crianças, que já estavam acostumadas com o convívio e a rotina do Cmei. “A mãe não estava sabendo como lidar, pois se sentia limitada. Foi então que surgiu a ideia dos jogos e todas abraçaram o projeto. O mais importante é que a criança se sinta acolhida com esse material, e que a família enxergue além de suas limitações e dificuldades, que conheça o seu potencial”.

Essa é apenas a primeira etapa do projeto, que irá trazer novas possibilidades para as crianças na nova etapa, em agosto.