Colab ultrapassa a marca de 5 mil usuários em Palmas e aproxima ainda mais o cidadão da gestão municipal

Secretaria Municipal de Comunicação

Autor: Maria do Carmo Ribeiro, estagiária | Publicado em 08 de fevereiro de 2022 às 12:19

Modernizar o relacionamento da gestão pública com a comunidade é o principal objetivo do sistema digital

Em funcionamento há cinco meses em Palmas, o aplicativo Colab modernizou o relacionamento da Prefeitura de Palmas com o cidadão. Atualmente são 5.195 usuários cadastrados no aplicativo e participando ativamente na construção de uma cidade cada vez melhor. Pelo aplicativo, o cidadão pode solicitar serviços de zeladoria urbana, como a troca de lâmpadas, manutenção das vias urbanas e denunciar situações que envolvam o trânsito e obras e posturas.

Desde setembro de 2021, quando entrou em operação em Palmas, o Colab tem sido cada vez mais utilizado pelo cidadão palmense em diferentes contextos, a exemplo de consultas públicas, numa visão de fazer com que as pessoas de fato participem diretamente do planejamento e das ações da Prefeitura.

De acordo com os dados do sistema, atualizados às 8 horas desta terça-feira, 08, nos últimos 30 dias foram 76 novos usuários e mais 110 novas publicações. Ao todo, já foram registradas 618 demandas da comunidade, sendo 27,5% delas solicitando a manutenção de via, 17,5% são de solicitações para troca de lâmpadas, 11,9% para limpeza de área pública, 7,7% de roçagem de área pública, 7,5% de entulho em área pública e 3% dos pedidos são para a poda de árvore.

Outro dado relevante é quanto ao gênero de identificação dos usuários, neles, 78,6% se identificaram homens, 20,6% mulheres e 0,8% outros. Quanto à idade, 42,3% têm entre 40 e 49 anos, 28,6%, entre 30 e 39, 14,3% têm entre 20 e 29, 13,8% têm acima de 50 anos e 0,9%, 19 anos.

Como usar o Colab

O aplicativo está disponível nos sistemas Android e IOS e pode ser baixado de graça no smartphone e pode ser acessado pela internet no site www.colab.re/. A partir do cadastro, além de demandas ou outras solicitações, pode também apontar sugestões de melhorias para a cidade. O aplicativo funciona como uma rede social semelhante ao Instagram. Em cada postagem feita, o cidadão poderá acompanhar desde a notificação até a resolução da demanda.