Colégio Pingo de Gente usa espetáculo teatral ‘O auto da Vida no Trânsito’ para conscientizar pais e alunos

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 25 de outubro de 2023 às 10:15

Aproximadamente 100 alunos do Colégio Pingo de Gente assistiram espetáculo

Aproximadamente 100 alunos do Colégio Pingo de Gente, localizado na Quadra ACSU-NE 60 (502 Norte), assistiram o espetáculo ‘O Auto da Vida no Trânsito’, na manhã desta quarta-feira, 24. O espetáculo é inspirado na clássica obra: O Auto da Compadecida, e traz consigo uma mensagem muito importante e profunda sobre a educação no trânsito, de forma humorada e repleta de ensinamentos sobre a vida no trânsito.

A peça se passa em um cenário caótico de trânsito envolvendo uma menina apressada e uma estudante que não respeita a faixa de pedestre, e ao se encontrarem provocam um acidente de trânsito. No desenrolar da peça as duas personagens são julgadas e disputadas pela secretária do Diabo e pelo anjo Gabriel.

A estudante do 3° ano, Alice Maginelli ficou pertinho do palco e acompanhou com muita atenção a história da peça. “É importante ficarmos atentos ao trânsito para não causar acidentes”, disse, acrescentando que todos os personagens do espetáculo foram brilhantes.

A professora da turma do 3º ano, Linda Marilyn disse que em sala de aula são desenvolvidas atividades sobre o tema com os alunos. “Após a apresentação realizamos em sala de aula, um bate-papo com eles, e aplicamos atividades lúdicas para que eles possam internalizar essas ações educativas, e ao mesmo tempo, se tornarem multiplicadores desse conhecimento ao transmitirem o que aprenderam aos pais”, finalizou.

Para o professor do ensino fundamental e básico, Givanildo Farias, a iniciativa em convidar o grupo teatral para apresentar o espetáculo, se deve aos problemas ocasionados durante o horário de chegada e saída dos alunos no colégio. “Muitos condutores não respeitam a faixa de pedestre que há em frente ao nosso colégio, o que coloca em risco a integridade física dos nossos alunos”, declarou, acrescentando que através do espetáculo, os alunos poderão levar esse conhecimento aos pais sobre os cuidados que se deve ter ao dirigir. É o sentimento compartilhado pela aluna Mariana Xavier. “No trânsito não podemos  usar o celular e também  devemos respeitar os pedestres durante a travessia da faixa”, disse.

O espetáculo 'O Auto da Vida no Trânsito’, apresentado pelo Núcleo Experimental da Companhia A Barraca, faz parte das ações de educação e conscientização no trânsito de Palmas e é promovido pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito.