Coleta Palmas: gestão planeja ter em operação 40 estações de coleta seletiva neste ano

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 25 de fevereiro de 2019 às 10:28

Em 2019 quatro locais receberam ponto de descarte de materiais recicláveis por meio do Coleta Palmas

Nos últimos anos Palmas tem avançado muito em relação ao manejo do lixo e ao descarte e destinação correta dos resíduos sólidos, alcançado principalmente com a implementação do  Coleta Palmas, programa permanente de coleta seletiva de resíduos sólidos de Palmas, sendo eles papel, papelão, plástico e metal.

Implantado em maio de 2017, o Coleta Palmas está passando neste ano de 2019 por uma readequação com objetivo de avançar quanto aos bons resultados e conscientização da população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Encabeçado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA), o programa conta atualmente com 18 estações de coleta seletiva, quatro delas instaladas neste ano nos seguintes locais: sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, na ACSU-SO 50; Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, na Arso 111; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), na AESE-24 e na Escola Municipal Estevão de Castro, no Jardim Aureny III.

As estações foram enquadradas no ano passado em um novo padrão, que inclui placas informativas sobre as características de cada material que pode ser descartado, além da delimitação da área com postes de semáforos em desuso.

Segundo a FMA, a meta para este ano é chegar a um total de 40 estações de coleta seletiva. Cada local vai funcionar em caráter experimental com o monitoramento constante durante 30 dias para saber se a didática do programa foi captada pela comunidade que utilizará o ponto e possíveis correções. Não havendo problemas será feita a segunda parte da implantação que é a instalação da estrutura física permanente e o painel indicativo com informações sobre o que pode ser depositado nas estações.

Confira os locais com estações em operação

1.      Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva: Arno 42 (405 Norte);

2.      Escola Municipal Darcy Ribeiro: Arse 91 (904 Sul);

3.      Escola Municipal Monteiro Lobato: Arse 102 (1.006 Sul);

4.      ETI Almirante Tamandaré: Arse 132 (1.306 Sul);

5.      Resolve Palmas Centro: Avenida JK;

6.      Parque Cesamar: estação localizada na rotatória interna próxima à pista de skate;

7.      Orquidário: ACSE- SE 40 (402 Sul);

8.      Parque da Pessoa Idosa: ao lado do Viveiro Municipal (diagonal com a Havan);

9.      Resolve Palmas Sul em Taquaralto: Quadra 31, Rua 9;

10.  Unidade de Saúde da Família Taquari: Jardim Taquari, Quadra T – 31;

11.  ETI Padre Josimo Tavares: ACSU- NO 40 (301 Norte);

12.  Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem: Arne 51 (404 Norte)

13.  Parque dos Povos Indígenas: Avenida LO – 04

14.  Centro de Educação Infantil Nícolas Quagliariello Vêncio: Arso 22 (205 Sul)

15.  Defensoria Pública do Estado do Tocantins: ACSU-SO 50;

16.  Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho: Arso 111 (1.103 Sul);

17.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO): AESE-24;

18.  Escola Municipal Estevão de Castro: Jardim Aureny III.