Com 91 contratos assinados, Banco do Povo emprestou mais de R$ 1 milhão em 2018

Banco do Povo

Autor: Deni Rocha | Publicado em 31 de outubro de 2018 às 17:13

Em outubro foram novecontratos, somando R$ 86 mil

Com mais nove contratos assinados nesta quarta-feira, 31, o Banco do Povo totaliza R$ 1.077.610,00 de empréstimos realizados para 91 Microempreendedores Individuais (MEI) em 2018. Nesta etapa, o montante soma R$ 86.000,00, direcionados às mais diversas áreas de atuação, entre elas, confecções, alimentação, cosméticos, cabeleireiro e manutenção em aparelhos de ar condicionado.

Entre os contratantes constam o jovem João Quintino de Oliveira Salvador Júnior que trabalha com ar condicionado e a costureira Maria da Conceição Farias de Almeida. Júnior declarou que o empréstimo vai contribuir muito para abrir sua empresa. “Eu sempre trabalhei na área de manutenção de ar condicionado, mas como empregado, agora poderei abrir a minha empresa, para isso precisava de uma renda que encontrei no Banco do Povo. Esse início está sendo maravilhoso e a forma de parcelamento melhor ainda”, disse

Já Maria da Conceição destacou que o dinheiro irá ajudar muito e que agora poderá trabalhar mais tranquilamente. “É muito complicado trabalhar sem capital de giro e de cabeça quente”, pontuou a microempreendedora.

A superintendente do Banco do Povo, Carmen Lúcia Bom, esclareceu que o Banco do Povo, mesmo com a mudança de gestão continuou operando exatamente da mesma forma, dando prioridade à geração de emprego e renda, principalmente para aqueles empreendedores que precisam gerar renda para sua família.

Atualmente o Banco do Povo opera com o valor máximo de R$ 10 mil para pessoas físicas e R$ 20 mil para jurídica, com taxa de 1% ao mês, dividido em até 24 vezes no primeiro caso, e em até 36 parcelas para as empresas. Somente neste ano, o total emprestado contemplou 91 contratos, sendo 46 para homens, 45 para mulheres, 69 para pessoa jurídica e 22 física.

A superintendente ressalta que continua atendendo a zona rural, agricultura familiar, comerciantes de pequeníssimo porte, entre outros. “A nossa gama de empreendimentos é bastante vasta e a procura por empréstimo está cada vez maior”. Carmen Lúcia também lembrou que aqueles que pagam pontualmente têm direito ao desconto de pontualidade, de 0,20%. “Se pagar pontualmente todo seu contrato, pagará uma taxa de 0.8%”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho, na ocasião disse que tem atuado forte com os micro, pequenos e médios empresários de Palmas, em todos os segmentos. “O Banco do Povo já emprestou mais de um milhão este ano e isso só é possível porque a inadimplência é muito pequena, inferior a 2%”.

“É uma satisfação fazer todo esse aporte financeiro para vocês empreendedores. Temos exemplos de pessoas que estão no décimo quinto empréstimo. É um prazer fazer tudo isso dentro do nosso limite orçamentário. Para repetir, basta apenas contrair o empréstimo, pagar e posteriormente solicitar outro e melhorar o seu empreendimento”, concluiu.

Procedimentos

De acordo com o Banco do Povo, o primeiro passo para a contratação é passar por uma entrevista para verificar se o empreendimento se encaixa no tipo de economia popular e solidária. Feito isso, todos recebem orientação sobre a documentação necessária.

Pessoa Física

Certidão Eleitoral

Certidão Negativa de Débito Municipal

Certidão do Serasa