Com ambiente propício para negócios, Palmas busca atrair PPPs

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 26 de janeiro de 2022 às 19:34

Parcerias público-privadas (PPPs) são instrumentos transformadores na gestão de cidades inteligentes, geram empregos e movimentam a economia local

Com uma gestão pública financeira eficiente e uma economia cada vez mais sólida, o Município de Palmas caminha a passos largos rumo à transformação da cidade em um ambiente inovador e propício para negócios. Nesse sentido, a Prefeitura da Capital tocantinense busca atrair investidores privados para estabelecer contratos de prestação de serviços de médio e longo prazos, por meio de concessões ou as chamadas PPPs, parcerias público-privadas.

Projetos em diversas áreas de competência de atuação do poder público municipal já vêm sendo objeto de estudo por parte da Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres), responsável pela interlocução com potenciais parceiros privados. "Inicialmente, a Prefeitura de Palmas já assumiu o compromisso de desenvolver projetos de PPPs em três eixos: saúde, energia limpa e tratamento de resíduos sólidos, pois entendemos que o Município pode ter um bom resultado com essa modalidade de serviços, deixando assim os recursos públicos para as políticas que impactam mais diretamente a população", indica a prefeita Cinthia Ribeiro.

Compromisso

Em 2021, a Prefeitura de Palmas fez adesão ao programa "Selo de Compromisso Municipal com concessões e PPPs”, uma iniciativa inédita no Brasil, da empresa Radar PPP, que reconhece os municípios que priorizam contratos de investimento privado em infraestrutura e serviços públicos, inovando e criando mais valor para usuários, governos e investidores. “As parcerias público-privadas são transformadoras e essenciais na construção de cidades inteligentes, e Palmas está na vanguarda desse processo ao aderir ao Selo”, diz Cinthia.

Além de promover inovação, ao atrair recursos privados para investimento em infraestrutura e serviços públicos, a Prefeitura de Palmas estimula a geração de postos de trabalho e de renda entre a população local. “A obtenção do selo é um passo importante para que Palmas ganhe ainda mais visibilidade, pois passa a integrar um ambiente transparente e eficiente para a implantação e gestão de contratos de concessões e PPPs”, afirma a prefeita. Cinthia lembra que a Capital tocantinense já é reconhecida nacionalmente como uma cidade comprometida com a inovação, visto que conquistou pelo sexto ano seguido, em 2021, o prêmio de cidade mais conectada e inteligente da Região Norte do Brasil.

“Esse é apenas um dos muitos prêmios que Palmas vem conquistando ao longo dos últimos anos, graças a uma gestão pautada pela responsabilidade fiscal e o esforço na busca por crescimento sustentável e, principalmente, o cuidado com as pessoas”, destaca Cinthia Ribeiro, que vem conduzindo Palmas em meio à pandemia do novo coronavírus com responsabilidade e firmeza, tendo alcançado 82% de cobertura vacinal contra a Covid-19 na população acima de 12 anos em um ano de campanha de imunização.