Com apoio da Prefeitura de Palmas, equipe feminina de canoagem treina para campeonato brasileiro

Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Autor: Deni Rocha | Publicado em 01 de abril de 2022 às 11:23

Três atletas concorrem em duas categorias: Maior e Júnior; treinamentos acontecem no lago do Parque Cesamar

A equipe feminina de canoagem de Palmas treina forte para a Copa Brasil de Canoagem que será em Capitólio, Minas Gerais, de 25 a 30 de abril de 2022. Três atletas concorrem em duas categorias: Maior e Júnior. A Prefeitura de Palmas apoia e incentiva, dando suporte por meio da Fundação de Esportes e Lazer de Palmas (Fundesportes) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contribuindo para formação de profissionais da modalidade e futuros competidores olímpicos brasileiros.

A equipe é formada pela atleta Jennyffer Santos, na categoria Júnior, que vai de 17 a 18 anos, e na categoria Maior conta com duas atletas que vieram da equipe nacional para a Palmas: Ângela Silva e Andrea Oliveira, dupla campeã brasileira na categoria Maior, de 200 e 500 metros. Geovana Mota e Klarice Souza também fazem parte da equipe Júnior, mas não participarão desta competição, que garante a classificação das atletas para as competições internacionais, Copa do Mundo e campeonatos americanos. As atletas são treinadas pelo professor da Rede Municipal de Ensino, Raul Tamayo, no lago do Parque Cesamar.

Jennyffer Santos, a maior ganhadora da canoagem do Tocantins na categoria Júnior, já conquistou várias medalhas e busca garantir, mais uma vez, sua participação nas competições fora do país. “Estou muito focada nos treinamentos, sei que tem muitas meninas fortes, mas estou recuperando meu ritmo e vou em busca de medalhas e uma vaga nas competições mundiais e sul-americanas”, disse.

A campeã brasileira na modalidade Maior, Andrea Oliveira, também disse que toda a equipe tem se preparado muito, e que o objetivo é ganhar para poder disputar os campeonatos internacionais. “Minha trajetória sempre foi de muita luta e dedicação. Nunca desisti dos meus sonhos, mas tive muitos resultados bons e o apoio de muitas pessoas”, disse a campeã da Copa do Mundo, do Campeonato Sul-Americano e do Pan-Americano.

Potencial

O treinador Tamayo ressaltou a importância da competição e do esporte na cidade de Palmas, que tem um potencial natural e humano muito grande para se destacar neste esporte. “Elas vão competir muito forte, porque precisam conquistar o primeiro lugar em suas categorias para disputar a Copa do Mundo e outras competições nas américas.

As atletas vão participar da Copa Brasil de Canoagem nas seguintes categorias:

Maior

• Ângela Silva, canoa individual 200 e 500 metros e na canoa dupla 500 metros
  • Andrea Oliveira, canoa individual 200 e 500 metros, e na canoa dupla 500 metros

Júnior

• Jennyffer Santos, canoa individual 200 e 500 metros