Com avanço das obras, projeto de Núcleo de Atendimento Integrado começa a ganhar forma

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Redação Secom | Publicado em 31 de março de 2021 às 09:20

Iniciadas em abril de 2020, as obras do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Palmas seguem avançando. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que fiscaliza a obra, 36% do projeto já foi executado. Quando concluído, o NAI terá quatro prédios, jardins e estacionamento e vai oferecer serviços inéditos, no que se refere ao acolhimento e direcionamento de adolescentes envolvidos em atos infracionais na Capital.

De acordo com o engenheiro civil da Seisp Ubiratan Amaury Pizarro Zacariotti, a estrutura dos quatro blocos já está pronta e a próxima etapa será a fase de acabamentos. “Em todos os blocos estão sendo executados os serviços de instalação de pisos e revestimentos interno e externo, parte elétrica, hidráulica, telefônica e sanitária", explica.

A obra é fruto de convênio entre a prefeitura de Palmas e o governo federal, por meio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O valor orçado da obra é de mais de R$ 8,4 milhões. Cada prédio do complexo vai sediar serviços nas áreas de atendimentos diversos, jurídico, de segurança e de atendimento socioeducativo.

O bloco de atendimentos tem espaço apropriado para atendimento médico, psicossocial, psicológico, espaço do assistente social, administração do NAI, sala de controle, de reunião, de plantão, hall/recepção/espera, área técnica e outros.

O espaço reservado para o atendimento jurídico possui quatro halls, salas de espera, salas de atendimentos, cartório do judiciário, cartório do Ministério Público, salas para defensoria pública, juízes, polícia judiciária, promotores, equipes técnicas e salas para audiências.

No prédio da segurança ficará a sala de monitoramento, alojamentos masculinos e femininos, todos com banheiros, sendo dois alojamentos para pessoas com necessidades especiais: um feminino e um masculino, pátio para circulação, refeitórios masculino e feminino, vestiários, lavanderia e outros.

Toda a estrutura do prédio é adaptada de acordo com as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), inclusive com banheiros femininos e masculinos adaptados e rampas de acesso.