Com blitz realizada em Taquaralto, Semus sensibiliza população no combate à dengue

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 06 de fevereiro de 2020 às 18:36

Na manhã desta quinta-feira, 06, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio dos agentes de endemias da Unidade de Controle de Zoonoses (UVCZ), realizou a terceira blitz de orientação contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, na Avenida Tocantins, em Taquaralto.

Na ocasião, os agentes contaram com o apoio de uma equipe de trânsito para gerenciar o fluxo de veículos no local. Condutores de automóveis, motocicletas e transeuntes receberam orientação sobre os cuidados para que o vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya não se desenvolva.

Enquanto a blitz era realizada na avenida, algumas equipes de agentes de endemias fizeram o trabalho de inspeção em áreas externas de casas próximas à mobilização, para averiguar a existência de focos de proliferação do mosquito.

O supervisor geral de Combate às Endemias da Unidade de Controle de Zoonoses (UVCZ), Weider Lopes, esclarece que a blitz é necessária para que haja conscientização da população.  “O intuito é pedir ajuda para os moradores cuidarem dos espaços para que larvas do mosquito não se desenvolvam”, pontua.

Uma das beneficiadas pela inspeção foi a aposentada Floraci de Paula, 75 anos, que abriu as portas de sua residência para os agentes de endemias. “Essas visitas são necessárias porque desperta a gente. Tenho muito verde (plantas) mas, deixo o quintal limpinho para não ter foco de dengue”.

Este ano, a mobilização de combate à dengue por meio de blitz teve início no último dia 31, na Avenida JK. Na última terça-feira, 04, a ação foi realizada na Avenida NS-01, na rotatória próxima ao Hospital Geral de Palmas.