Com direito a título e urna eleitoral, os alunos do Cmei Sonho de Criança realizaram eleição para mascote

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 27 de maio de 2019 às 16:57

Todos os processos de uma eleição foram explorados pelos alunos que exerceram a cidadania elegendo o mascote do Cmei

Cidadania, autonomia e empoderamento, com esses princípios que o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sonho de Criança desenvolveu nos últimos dias, uma ação para eleição do mascote com os alunos. Para as eleições, as professoras trabalharam em sala de aula, desde berçário até o pré escolar, sobre as aves do cerrado tocantinense, confeccionaram urnas eleitorais, produziram os títulos de eleitores, treinaram os alunos para serem mesários e exercerem seu direito ao voto.

As eleições encerraram nesta segunda-feira, 27, sendo o Tucano o eleito a mascote do Cmei com 43% dos votos. Em segundo lugar ficou o Gavião com 35% e em terceiro o Jacu Cigano, com 22%. Ao todo foram 226 eleitores, além dos alunos, a ação envolveu os servidores, pais e comunidade escolar, todos acompanharam os trabalhos das crianças.

A diretora do Cmei, Telma Andrade, disse que ver a reação deles com a votação foi incrível. “Trabalhamos a valorização do Cmei, eles se sentirem integrantes ativos do Cmei, e a cidadania, o olhar para essas aves que são do cenário do tocantinense, a preservação e identidade cultural. Ver o olhar deles procurando seu nome para votar, de preencher seu título de eleitor e então se sentir parte, é algo encantador”, comentou a diretora.

Aprender sobre as espécies típicas da nossa fauna, sobre os direitos e deveres como cidadãos e convidar toda a família para votar foi o que deixou Alexandre da Silva, 5 anos, bem animado. “Eu gostei demais e já escrevi até meu nome sozinho no meu título de eleitor. Votei no nosso mascote, coloquei meu dedo na urna, usei a maquinha, foi legal. Até chamei minha mãe para votar”, contou o aluno.

A mãe de Alexandre, Isabele Cristina, disse que o pequeno estava bem empenhado em convocar todos para essa eleição. “Quando ele participou como mesário ficou super feliz, contava para todo mundo que encontrava da experiência, estava muito contente. Fez campanha para a família ir votar na ave preferida dele”, revelou.

Para a professora Joelma Leda Martins, a votação foi super fácil, pois o interesse maior partiu das crianças. “Para nossa turma, principalmente, já estávamos trabalhando em sala de aula sobre as aves e eles receberam muito bem, gostaram demais. Além de que, o que me chamou mais atenção nessa ação o poder de escolha deles, como a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê, os direitos deles foram expressos e valorizados com essa eleição”, destacou Joelma.