Com foco no diálogo com a Câmara, instituições e comunidade, prefeita Cinthia Ribeiro nomeia Carlos Braga na gestão de Palmas

Gabinete da Prefeita

Autor: Cristiano Machado | Publicado em 05 de abril de 2019 às 14:36

 Novo secretário assume a função que era ocupada por César Augusto Guimarães, que a partir desta data é o titular da Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis


Nomeado pela prefeita Cinthia Ribeiro para comandar a Secretaria de Governo e Relações Institucionais, o advogado e ex-vereador Carlos Braga será responsável por ampliar a interlocução da gestão municipal com a Câmara, demais instituições e a comunidade palmense, com estreitamento de relações com lideranças dos setores da Capital. A posse do novo secretário ocorreu na manhã desta sexta-feira, 05. “Carlos Braga é um dos líderes mais respeitados do nosso Estado. Vida marcada pela ética e pela seriedade. É uma pessoa que viu esta cidade nascer, que conhece cada liderança comunitária e política da Capital. Com ele, resgatamos na gestão os valores dos nossos pioneiros e terá um papel importante de reforçar o diálogo com os líderes e o cidadão palmense, juntamente com associações e entidades de nossa cidade”, afirmou a prefeita, em seu pronunciamento durante a posse de Carlos Braga.

 

O novo secretário assume a função que era ocupada por César Augusto Guimarães, que a partir desta data é o titular da Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis.

 

“Quero e preciso interagir com outras secretarias para promover ações de gestão. Irei, sob o comando da prefeita, aproximar a gestão da população, com estreitamento da relação com os líderes comunitários, os vereadores e as lideranças em geral”, ressaltou Carlos Braga.

 

Experiência e reconhecimento

 

Nascido em Mairipotaba, no interior de Goiás, Carlos Braga chegou ao Tocantins há 29 anos. Tem ampla experiência no Parlamento e no Executivo. Foi deputado estadual, prefeito de Mara Rosa (GO) e presidente do Instituto de Terras de Rondônia. No Tocantins, exerceu o cargo de vereador por três mandatos, presidiu a Câmara e foi secretário de Estado e da gestão municipal em outras duas ocasiões.

 

Ao ressaltar a sua experiência, a prefeita Cinthia Ribeiro citou ainda que Carlos Braga chega num momento importante da gestão e do Município. “Foi uma semana de fortes emoções para a nossa equipe, para os servidores e especialmente para mim, que completei um ano à frente da Prefeitura”, disse, ao se referir a entre outros fatos, o anúncio do cronograma de pagamento de progressões aos servidores anunciado pela gestora nesta semana. Ela destacou também o papel desenvolvido por César Guimarães, que segue na Prefeitura. 

 

Cinthia Ribeiro ressaltou ainda que em 2019 Palmas completa 30 anos e a gestão busca implementar políticas públicas para melhorar a vida dos palmenses. “Fazemos política e gestão com gente séria, comprometida e com quem gosta de gente, do cidadão. Nesse período de um ano fizemos o resgate de confiança e de credibilidade com a Câmara. Nossos projetos não ficam mais parados e os interesses da cidade falam mais alto do que qualquer outro. A gestão é marcada pela simplicidade, transparência e honestidade”, complementou, ao anunciar que Carlos Braga utilizará a estrutura da Prefeitura na região Sul, onde funciona o Resolve Palmas, em Taquaralto. “É uma região importante, populosa e que merece cada vez mais nossa atenção.”

 

 

Apoio à gestão

 

A prefeita e o novo membro da equipe do primeiro escalão da Prefeitura de Palmas foram prestigiados por dezenas de lideranças políticas e de diversos segmentos durante a cerimônia. Compareceram ao ato, por exemplo, a ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal, Nilmar Ruiz, vereadores, ex-secretários de Estado e presidentes de associações comunitárias de Palmas.

 

Muitas manifestações de apoio à Prefeitura foram feitas durante a solenidade. O presidente da Câmara, vereador Marilon Barbosa, reforçou que a Câmara é aliada na governabilidade da gestão. “Carlos Braga tem uma história relevante construída nessa cidade. É o nome ideal para gerir a Secretaria de Governo. Um dos pioneiros desta terra, ele ajudou a construir esta cidade. Com ele, reforçamos o apoio à governabilidade da gestão Cinthia Ribeiro. Com esta boa escolha, juntos faremos uma cidade ainda melhor”, disse.

 

“Carlos Braga vai fazer a diferença na gestão”, complementou o secretário executivo de Governo, Rodolfo Botelho, que já foi subsecretário de Estado e prefeito de Divinópolis (TO).

 

Ao se manifestar, César Guimarães agradeceu ao apoio da prefeita e parceria com os vereadores e o apoio do Legislativo aos projetos do Executivo em benefício dos palmenses. Ele afirmou ainda que na nova função a responsabilidade é enorme. “É uma secretaria fundamental para a gestão, busca de recursos e para a implementação de projetos e melhorias de políticas públicas... É um desafio imenso”, disse.

 


Perfis



 

Carlos Roberto Braga do Carmo é advogado, natural de Mairipotaba (GO). Exerceu o cargo de deputado estadual de 1995 a 1999, foi diretor-geral da Câmara Municipal de Palmas e secretário de Governo da Prefeitura de Palmas por dois períodos. Em 2004 foi eleito vereador em Palmas, disputou a presidência da Câmara Municipal para o período de 2005/2006, sendo eleito por unanimidade. Reelegeu-se, em 2006, também por unanimidade, para mais dois anos à frente da Casa.

 

Já exerceu cargos públicos em várias partes do País, como prefeito da cidade de Mara Rosa (GO), também, presidente do Instituto de Terras de Rondônia e diretor da Fundação Santa Rita de Cássia, quando da criação do Tocantins.

 

 

César Augusto Guimarães, 52 anos, nasceu em Goiânia, mas desde 1970 vive em Brasília. Advogado, com atuação na área de Direito Administrativo e Tributário, é Especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Servidor de Carreira do Senado Federal há mais de 30 anos, onde exerceu as funções de diretor de Compras e Contratações, diretor de Patrimônio e foi chefe de Gabinete da Liderança do Governo e da Primeira-Secretaria daquela Casa, bem como chefiou os Gabinetes dos Senadores, Marco Maciel, Julio Campos, Eduardo Siqueira Campos, Cícero Lucena e Dário Berger. No ano de 2000, foi Assessor Especial do Governo do Estado do Tocantins.

 

 



 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla