Com investimento de mais de R$ 3,4 milhões, quadras da Capital ganharão praças com playground e academia

Gabinete da Prefeita

Autor: Juliana Matos | Publicado em 17 de junho de 2020 às 18:43

Obras já estão com contratos assinados; assinatura da ordem de serviço autoriza início imediato dos trabalhos

Em 2020, seis quadras da Capital serão beneficiadas com a construção ou revitalização de equipamentos públicos que redesenharão o ambiente de áreas públicas. As Quadras  Arso 31 (303 Sul), Arse 81 (804 Sul), Arno 72 (605 Norte), Arno 41 (403 Norte) e Arso 112 (1.105 Sul) serão contempladas com a construção de praças e a Quadra  Arse 111 (1.104 Sul) terá sua praça revitalizada. O investimento total é de R$ 3.481.931,60. As ordens de serviço autorizando o início das obras foram assinadas nesta quarta-feira, 17, pela prefeita Cinthia Ribeiro.

As obras incluem calçamento, pintura, paisagismo, estrutura de iluminação, instalação de bancos e lixeiras, academia, playground e outras estruturas para atividades coletivas. Na praça da Arso 31 também serão entregues quadra poliesportiva e quadra de areia. Já as praças da Arse 81 e da Arso 112 também terão quadra de areia. Na Arno 72 e Arno 41, as novas praças também terão quadra poliesportiva. A revitalização da praça da Arse 111 inclui reforma do playground e academia.

A Construtora Acauã Ltda. será a executora das praças da Arso 31, Arse 81 e Arno 72, bem como da revitalização da praça da Arse 111. As obras custarão aos cofres públicos R$ 2.285.000,00 e têm sete meses para serem executadas. A Hikari Construções Ltda. construirá as praças das Quadras Arno 41 (403 Norte) e Arso 112 (1.105 Sul), que juntas receberão investimento de R$ 1.196.931,60 para execução da obra em até cinco meses. Os recursos empregados nestas obras são oriundos de emendas de autoria dos vereadores Laudecy Coimbra, Felipe Fernandes, José do Lago Folha, Juscelino Rodrigues, Etinho Nordeste e Rogério Freitas.

Impacto

A prefeita Cinthia Ribeiro lembrou que estes equipamentos públicos são muito esperados pela população e trarão muitos benefícios à comunidade, citando, inicialmente, os 70 empregos diretos que as obras irão gerar e, no consequente fomento da economia local. "São obras muito esperadas e que vão trazer emprego e infraestrutura capaz de incentivar mais qualidade de vida, segurança e socialização para os moradores dessas quadras", enfatizou a prefeita.

A presidente da Associação Comunitária de Moradores da Arno 41, Dorisman Rodrigues, explica que a praça é uma benfeitoria que atenderá a todos. "É algo que todos os moradores esperavam muito. Temos um grupo de idosos que gosta de se exercitar e precisava se deslocar para a quadra ao lado. Isso não precisará mais acontecer, sem falar no quanto deixaremos de nos preocupar com a área que ficava escura à noite", disse. "Saber que a praça vai sair do papel é uma notícia maravilhosa. Vai ajudar muito a melhorar a vida dos moradores da nossa quadra, é algo que cobramos muito por sabermos da importância disso", frisou o presidente da Associação de Moradores da Arno 72, Erenal Barbosa.

Mais praças virão

Na ocasião, a prefeita Cinthia também anunciou já estar em andamento a licitação para construção de mais praças das Arne 61 (504 Norte), Arno 43 (407 Norte) e Arso 131 (1.303 Sul) e arquibancada do ginásio poliesportivo de Taquaruçu. A construção da praça da Arne 64 (508 Norte), já autorizada pela prefeita Cinthia Ribeiro, foi paralisada temporariamente em razão da coincidência de áreas da obra da praça com o perímetro de obras de grande porte em andamento na quadra. Tratam-se de obras do Programa de Requalificação Urbana de Palmas, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a obra da praça será retomada assim que as obras do CAF avançarem na quadra.