Com o Palmas Solar, fonoaudióloga realiza sonho de casa sustentável e ainda tem retorno

Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 22 de agosto de 2017 às 18:29

Saionara Ferreira de Miranda, que investiu R$ 25,3 mil em energia solar em casa, assina Termo de Compromisso com a Prefeitura de Palmas e terá descontos no IPTU por cinco anos.

A fonoaudióloga Saionara Ferreira de Miranda é mais nova beneficiada pelos incentivos proporcionados pelo Programa Palmas Solar. Na tarde desta terça-feira, 22, ela assinou com a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, um Termo de Compromisso que oficializou sua participação no Palmas Solar, garantindo-lhe descontos de 50% no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) durante cinco anos, período que começará a valer em 2018.

Com investimento total de R$ 25.300 para a implantação do sistema de geração de energia solar em casa, a fonoaudióloga espera ter uma economia mensal de energia de R$ 300, que ao longo dos anos garantirá o retorno do investimento feito, somados também ao desconto no IPTU. E não foi apenas a economia financeira que a motivou a aderir ao programa. “Sempre me preocupei com as questões ambientais e busquei tornar a minha casa um lugar com soluções sustentáveis que minimizassem o impacto ambiental. Sempre foi um sonho antigo que compartilhei com meu marido, e vimos no Palmas Solar uma chance de conseguir gerar energia limpa e ainda conseguir retorno desse investimento por meio de benefícios a longo prazo”, explica.

Com a nova adesão, o programa conta hoje com 23 pessoas físicas beneficiadas, uma empresa e mais quatro processos em andamento. “Esperamos até o fim do ano alcançar a marca de 100 adesões ao Palmas Solar”, explicou o secretário municipal extraordinário de Projetos, Captação de Recursos e Energias Renováveis (Secres), Fábio Frantz Borges.

Benefícios ao cidadão

Criado em 2015, o Palmas Solar estabelece uma série de incentivos para quem adotar o projeto de conversão de energia fotovoltaica em residências, comércios ou indústrias. Os descontos chegam até 80% no IPTU, por cinco anos. Assim como também no Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na primeira transferência de imóvel e no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para a empresa responsável prestação de serviço contratada.

Foi disponibilizada a todos os palmenses uma unidade demonstrativa no Gabinete II do prefeito, para que os interessados em aderirem ao programa saibam como o sistema funciona na prática. Orientações sobre a instalação do sistema devem ser obtidas na sede da Secretaria Extraordinária, no 7º andar da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK, ou nas unidades do Resolve Palmas, na JK e em Taquaralto.