Com o slogan 'Transformando atitudes para salvar vidas', Fetran 2019 é lançada nesta sexta, 17

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semus | Publicado em 17 de maio de 2019 às 18:27

A cerimônia de lançamento foi realizada nesta sexta-feira, 17, na Escola de Tempo Integral  Anísio Spínola Teixeira

O lançamento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) 2019 aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, na Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, localizada no Setor Bertaville. O Festival, que está em sua terceira edição, neste ano tem o slogan ‘Transformando atitudes para salvar vidas’ e contou com a presença do superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins (PRF-TO), Hallison Melo e de autoridades e representantes de instituições do Trânsito, do Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar Rodoviária e da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Durante o evento, foi apresentado o plano de atividades pedagógicas desenvolvido pelos educadores da unidade, além de atividades com os alunos no circuito de trânsito.

Fetran é um projeto implantado na ETI em parceria com a PRF-TO e é um trabalho conjunto de educação para o trânsito. Segundo Almir Eustáquio Silva, chefe do Sistema de Gestão de Trânsito da PRF, o evento buscou sensibilizar e orientar os alunos, professores e todos os presentes. “Esse projeto busca trabalhar de forma transversal a educação para o trânsito com as disciplinas ministradas na escola; por exemplo, em geografia podemos trabalhar a utilização do espaço urbano, matemática podemos trabalhar estatísticas do trânsito, mostrando sempre as possibilidades para um futuro onde a cidade seja planejada de forma inclusiva e acessível”, destacou Eustáquio.

Para a professora de geografia, Leydiane Gomes Cruz, trabalhar com um projeto que propõe uma didática interdisciplinar e transversal é relevante para a educação. “É bastante gratificante e nos traz aprendizado para a vida também. Falamos que a criança é o futuro, mas criança é o presente, e esses dados estatísticos do trânsito fazem referência a vidas modificadas ou tiradas, e a abordagem do projeto é importante para essas crianças entenderem isso”, comentou a educadora.

Para o superintendente Hallison o Fetran é um trabalho muito importante para a PRF. “Investimos muito, pois acreditamos que as crianças possam absorvar os valores certos para que se tornem adultos mais conscientes. Então, é fundamental para o nosso trabalho e de todos os órgãos envolvidos e que compõem o sistema de trânsito essa parceria com a prefeitura de Palmas, que nos ajuda a disseminar a educação para o trânsito. Ficamos ansiosos para ver os trabalhos que os professores farão com os alunos”, destacou Hallison.

Até setembro serão trabalhados temas de trânsito nos eixos de português, matemática, história, geografia, ciências naturais, educação física e artes na ETI Anísio Teixeira. De acordo com o diretor da unidade, Zandonaide Bezerra, todo trabalho realizado será apresentado na culminância do projeto durante a feira do trânsito 2019, que será realizada na unidade educacional em setembro. “Essa feira possibilita o compartilhamento do conhecimento produzido pelos alunos e professores, promovendo a disseminação de informações importantes para toda população”, explicou o diretor.