Com o tema: Você é o melhor professor do seu filho, Sesmu reforça cuidados no trânsito durante período de volta às aulas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 01 de agosto de 2019 às 16:49

As ações buscam orientar os pais ou responsáveis para o respeito às diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, desse modo, tornar o tráfego seguro


 

Estacionar ou parar o carro do lado do outro veículo, em fila dupla, é uma prática comum para muitos motoristas, mas, não deveria, conforme destaca a gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). Nesta quinta, 1º, os estudantes da rede municipal de ensino de Palmas retornaram às aulas, e nesse período, aumentam os números de veículos e pessoas nas ruas, as infrações e os perigos no trânsito. Com isso, a equipe do setor entra com a campanha ‘Você é o melhor professor do seu filho’, e irá percorrer durante todo o mês de agosto as escolas públicas e particulares da Capital, chamando a atenção principalmente dos pais para alguns cuidados necessários a fim garantir a segurança das crianças no trânsito e no fluxo de veículos na porta das escolas.


 

A gerência de Educação para o Trânsito da Sesmu enfatiza que, os problemas mais frequentes durante esse período são os casos em que estacionamentos preferenciais como as vagas para idosos e deficientes não são respeitadas, os relatos de veículos que param em cima da faixa de pedestres, e os inúmeros registros de fila dupla. As ações buscam orientar os pais ou responsáveis para o respeito às diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, desse modo, tornar o tráfego seguro. 


 

De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito, Kerlen Parrião, os responsáveis pelas crianças são os maiores causadores desses problemas na frente das escolas. “Vamos direcionar a nossa campanha de retorno às aulas para os pais porque eles devem dar o exemplo para seus filhos; tanto os pais como os professores ou demais funcionários, precisam estar atentos às normas do CTB para que o trânsito em frente às unidades flua sem problemas. É necessário uma reeducação para que repassem esse conhecimento e os cuidados para as crianças”, reforça. 

 

 

Uso da cadeirinha



Para os pais e responsáveis, a recomendação é utilizar o equipamento de segurança adequado para cada idade. A resolução nº 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conhecida como Lei da Cadeirinha, determina que bebê de zero a um ano seja transportado somente no bebê conforto, jamais no colo. Crianças de um a quatro anos devem utilizar a cadeirinha, e de quatro até os sete anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação. E a partir dessa idade, a criança deve ser transportada no banco de trás até os dez anos e sempre com o uso do cinto de segurança.



Quem transportar crianças fora das regras estabelecidas pela resolução poderá ser penalizado por infração ao art. 168 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada gravíssima, com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pagamento de multa no valor de R$ 293,47 e retenção do automóvel até a regularização da situação.



Fila dupla



“Essa atitude de estacionar em fila dupla atrapalha demais o trânsito, aumenta o risco de acidentes e, por isso, é considerada infração grave. Os pais justificam que é uma parada rápida, só para buscar ou no momento do desembarque da criança, mas esquecem que essa atitude pode trazer grandes problemas”, conclui. 



Estacionar em fila dupla é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) gera multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e provoca remoção do veículo.

 

 

 

 

 

Texto: Lucas Marinho (estagiário)/ Edição e postagem: Lorena Karlla