Com palestra motivacional e apresentações de projetos vitoriosos em outras edições, Fecit 2019 é lançada oficialmente

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 14 de agosto de 2019 às 16:34

A 6ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit) foi oficialmente lançada nesta quarta-feira, 14, no Auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Palmas, com apresentação da Orquestra de Cordas composta por alunos da ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, vitoriosos de outras edições, palestra motivacional. A Fecit 2019 será realizada no período de 19 a 21 de setembro, ocasião onde acontecem palestras, oficinas e exposição de trabalhos elaborados pelos educandos da rede pública e particular de ensino.

Durante a abertura do evento, alunos e professores vencedores de edições anteriores da Fecit falaram sobre a importância da feira para o aprendizado e sobre suas experiências e do orgulho em representar Palmas em eventos nacionais.

Para o diretor de Ensino Fundamental da Semed, Weudes Pereira da Rocha, a Fecit incentiva a pesquisa científica e é uma oportunidade de mostrar os talentos dos alunos. “Palmas é uma das poucas cidades que levam alunos do ensino fundamental para participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), por isso nós devemos enaltecer o trabalho da Prefeitura Municipal em inserir a pesquisa científica nos primeiros anos do ensino, isso é determinante. Conhecimento científico é cumulativo, não adianta inseri-lo só no ensino médio, ele deve ser inserido na base”, afirmou.

Alan Pereira de Souza, aluno do Senac Palmas, vencedor em 2018 na categoria Programa de Aprendizagem Profissional, com o projeto Papagaio.io – robô de conversação para turismo, falou sobre sua participação na Fecit e da Febrace. “Participar de uma feira desse porte é algo surpreendente, mesmo você não sabendo se ganhará, mas só a experiência de participar e poder mostrar aquilo que você está estudando e pesquisando já é algo magnífico. Além de ganhar na Fecit 2018, ainda pude participar da Febrace esse ano na categoria Ciências Sociais Aplicadas onde conseguimos conquistar o 4º lugar no voto popular entre os mais de trezentos projetos do Brasil inteiro e também como projeto destaque do Estado”, comemorou.

Em sua fala, a idealizadora da Fecit, professora Monique Wermuth Figueras fez um breve relato da história da criação da Feira e sua importância para o crescimento do conhecimento científico dos educandos. “A Fecit é uma construção coletiva, daí a importância do incentivo e participação efetiva das escolas, dos professores, da família e de toda a sociedade”, disse.

A secretária municipal da Educação, Cleizenir Divina dos Santos, agradeceu a todos os professores e gestores escolares que incentivam a participação dos alunos e a todos as instituições parceiras que contribuem com a realização da Fecit e com crescimento da qualidade da educação no Município.

Na palestra de abertura, o empresário e presidente da Federação dos Jovens Empreendedores de Goiás, Emerson Tokarski falou ao público sobre ‘Conexão Empreendedora’ apresentando os resultados de suas entrevistas com empreendedores, empresários e profissionais de destaque e sobre quais competências e habilidades os empreendedores devem ter. “Atitude é tudo, o empreendedor deve ter três competências de um grande profissional: conhecimento, habilidade e atitude. Conhecimento é tudo que a gente aprende, o que é diferente de informação, habilidade é quando eu pratico o conhecimento e me torno hábil em alguma coisa, já a atitude é mais difícil, a atitude é quando eu coloco em prática tudo aquilo que eu sei. A maioria das pessoas hoje, são demitidas do mercado de trabalho por falta de atitude”, afirmou.

A Fecit faz parte da 15° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) que conta com o apoio  da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

Inscrições Fecit 2019

Conforme prevê o edital, as instituições interessadas em participar da Fecit 2019 devem inscrever seus projetos até às 23h59min do dia 30 de agosto de 2019. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela instituição educacional interessada, exclusivamente on-line, por meio do e-mail fecitpalmas@gmail.com.

A programação da 6ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2019) contará com oficinas, palestras, debates e exposição de trabalhos científicos. Para conferir a programação completa do evento consulte os seguintes links: oficinas e palestras.

A Fecit é realizada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio de parcerias e do apoio de diversas instituições, com a finalidade de investir na formação científica de educandos da rede pública e particular de ensino, oferecendo várias atividades, como a exposição de trabalhos científicos, com representatividade da instituição na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Instituições parceiras da Fecit 2019

Acipa, Anjo Azul, Apae, Bagatini English Course, Universidade Católica, Centro de Educação Inclusiva, Ceulp/Ulbra, Código Kid, Colégio Madre Clélia Merloni, Colégio Nabla, Fapt, Fecomércio, Fieto, IFTO, Impacttus, ITPAC, Itop, Laboro, Novitrine, Renapsi, Plataforma Cienciarte, Sebrae, Sedem, Seduc, Sescoop, Senac, Senai, Sesi, UFT, UMA, Unitins, Fecit.

Edição e postagem: Lorena Karlla