Com programação prevista até sábado, 28, Semana Nacional de Trânsito é oficialmente aberta em Palmas com blitz educativa na Avenida JK

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 18 de setembro de 2019 às 18:25

A programação, que é prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB - Lei 9503/1997), acontece anualmente de 18 a 25 de setembro

Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade no trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e parceiros realizou na tarde desta quarta-feira, 18, a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito (SNT) com uma blitz educativa na Avenida JK. A programação, que é prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB - Lei 9503/1997), acontece anualmente de 18 a 28 de setembro. 



A Semana Nacional de Trânsito esse ano tem como tema: “No trânsito, o sentido é a vida” e as diversas campanhas promovidas, entre blitze, palestras, e intervenções nas ruas, têm o objetivo de informar, conscientizar, e educar para que todas as pessoas que fazem parte do trânsito possam adotar práticas para que ele seja mais seguro. A blitz realizada nesta quarta, 18, na Capital destacou a importância do uso do cinto de segurança, os perigos da combinação de bebida e direção, e a proibição do uso de celular no trânsito.  



De acordo com os dados da Diretoria de Recursos e Processamento de infrações  da Sesmu, de janeiro a julho deste ano, foram registradas na Capital, 1060 infrações aos condutores flagrados dirigindo sem o cinto de segurança. Os números revelam ainda que mais de 550 condutores foram notificados pela utilização do aparelho celular, em desacordo com a normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 



Para a gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria, Kerllen Parriao,  os dados são preocupantes uma vez que aconteceram em um espaço de tempo pequeno de seis meses, média que é esperada para a meta anual. “Nós estamos desde o início do mês de setembro trabalhando na Semana Nacional de Trânsito pois como vocês já viram, os números estão altos, e a melhor forma de resolver esse problema é com a conscientização. Por isso, trabalhamos diariamente no combate à violência no trânsito”, destaca.  



Além da Sesmu, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Associação de Proteção Veicular (Aprovec), Farmácias Biovida, Hemocentro, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesau), Honda Serraverde, e o Projeto Vida no Trânsito são parceiros na SNT em Palmas.




Repercussão



Quem passou pela avenida no momento da ação percebeu a movimentação dos carros e das pessoas e ficou curioso para saber do que se tratava. A estudante de Enfermagem, Joana Macedo, foi uma das abordadas pela equipe durante a blitz, e elogiou a interação com os condutores. “O tanto que ações desse tipo dão esperanças para a gente de um trânsito cada vez mais humano. Durante meu estágio presenciei várias vítimas de acidentes fatais e, tanto para família, amigos, e para nós que somos capacitados para lidar com isso, é chocante”, afirma. 



Já a advogada Marluídes Ferreira, relatou brevemente sua história em que foi vítima de um acidente de trânsito. “Essas ações são importantes porque eu já fui vítima de um acidente no trânsito, eu estava sem cinto de segurança. Na época, tinha dezoito anos  e até hoje eu sofro com problemas de saúde ocasionados por conta do acidente. E como já fui vítima, procuro andar o mais certo possível”, reforçou. 



Esquenta



A abertura oficial foi realizada hoje, mas as ações que antecedem a semana estão acontecendo desde o início do mês de setembro e, até então, mais de 11 ações foram realizadas nas ruas, escolas, empresas e comércios. As três primeiras blitze educativas ocorreram nos dias 04, 05, e 06, e foram concentradas no portal de entrada do distrito de Taquaruçu, durante as festividades do Festival Gastronômico.



Semana Nacional de Trânsito 2019



Com o tema 'No trânsito, o sentido é a vida', a campanha propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.



A Prefeitura de Palmas apoia essa ideia, pois compreende que é urgente a necessidade de frear a violência no trânsito para todos os setores da nossa sociedade e, consequentemente, para todos os cidadãos.



Texto: Lucas Marinho e Taygo Mello (estagiários)/ Edição e postagem: Lorena Karlla