Saúde Municipal realiza blitz educativa sobre eliminação do Aedes aegypti nesta terça, 25

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 24 de janeiro de 2022 às 15:57

Seguem também em execução as visitas domiciliares do agentes de Controle de Endemias e a aplicação do fumacê

As ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti continuam sendo executadas em várias frentes pela Prefeitura de Palmas. Além das visitas domiciliares dos agentes de Controle de  Endemias e da utilização de controle químico através do UBV pesado -  fumacê que continuam ocorrendo, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realiza nesta terça-feira, 25, às 8 horas, mais uma blitz educativa na rotatória da Avenida LO-19, na altura da quadra 712 Sul (ASR-SE 75).

Serão feitas abordagens junto à população e distribuídos panfletos educativos sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti que transmite doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. O gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante, ressalta que blitz integra o conjunto de ações que a Prefeitura de Palmas vem executando para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, para "evitar que a população adoeça por causa das enfermidades causadas por sua picada”.

Visitas

Para o sucesso das visitas, a UVCZ solicita aos moradores que recebam os agentes em suas casas. “Nossos agentes usam uniforme e apresentam documento que os identifica”, explica o gerente Auriman Cavalcante, ao esclecer também que, no momento da visita, os agentes orientam ainda sobre o manejo dos criadouros (focos), que não podem ser eliminados e realizam o tratamento químico com larvicida nos criadouros que não podem ser removidos, como por exemplo, um ralo. 

Fumacê

O carro fumacê continua nesta semana com o trabalho de aplicação de inseticida de ultra baixo volume (UBV), conhecido popularmente como fumacê. A borrifação acontece duas vezes ao dia: das 5 às 8 horas; e das 17 horas às 18 horas. Para cada bairro são feitas três aplicações para o ciclo ficar completo. A ação, que segue até fevereiro, tem o apoio do Governo do Estado do Tocantins, que cedeu dois carros à Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Semus. (veja abaixo a programação de aplicação do fumacê no período de 22 a 29 de janeiro, ressaltando que podem ocorrer alterações nas datas em razão do período chuvoso).  

Segundo levantamento da UVCZ da Semus, o município encontra-se com 3,3 de Índice de Infestação Predial (IIP), número considerado de risco moderado para infestação do mosquito, sendo que o IIP ideal é abaixo de 1.

Denúncias

A Semus coloca à disposição da população uma linha telefônica para atender denúncias referentes a imóveis fechados, abandonados, para aluguel, venda e terrenos baldios que possam ter criadouros do mosquito da dengue. É importante que o cidadão quando fizer a denúncia tenha o endereço completo do local para facilitar a localização. O telefone é o (63) 3212-7917. 

Saiba mais

Programação Blitz Educativa -  Terça-feira, 25, às 8 horas, rotatória da Avenida LO 19, na altura da quadra 712 Sul (ASR-SE 75).

Veja também onde o carro fumacê estará nesta semana: 

Segunda-feira, 24.01.2022

Jardim Aureny III
Jardim Taquari

Terça-feira, 25.01.2022

Jardim Aureny II
Jardim Taquari
Setor Lago Sul

Quarta-feira, 26.01.2022

Jardim Aureny III
Setor Lago SulI 
Jardim Taquari 

Quinta-feira, 27.01.2022

Jardim Aureny III 
Jardim Taquari

Sexta-feira, 28.01.2022

Jardim Aureny II
Jardim Taquari

Sábado, 29/01/2022

Lago Sul