Combate ao Trabalho Infantil é temática de palestra no Cmei Recanto Infantil

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla Mascarenhas | Publicado em 24 de agosto de 2023 às 09:59

Ação é realizada em parceria com Cras Karajá I e unidade escolar nesta quinta, 24

No Dia D da Campanha Agosto Verde - Mês da Primeira Infância, nesta quinta-feira, 24, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Recanto Infantil, no Jardim Aureny III, recebeu palestra sobre o combate ao trabalho infantil, com a equipe do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil  (Aepeti), numa parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, no Jardim Aureny III. Os equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) se juntaram à unidade escolar para receber a comunidade e alertar sobre o tema, inclusive promovendo a relação intergeracional com a participação dos idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). 

Os pequenos estudantes ouviram atentos a explicação da chefe da Unidade do Aepeti, Janira Veras, sobre o que é e o que não é trabalho infantil, os riscos da exposição em locais como semafóros, bares e outros detalhes da lei e das formas de denunciar. E logo atrás, os 23 idosos do Cras, alguns avós destas crianças, acompanhavam o detalhamento da técnica, questionando e fazendo apontamentos. “Nossa ideia com essa ação foi justamente promover esse momento intergeracional, já que muitos desses avós são também os cuidadores dessas crianças”, destacou a técnica de Referência do Cras Karajá I, Marisa Reis.  

Os pais também participaram da ação, que teve entrega de kits com materiais informativos e de uso na escola. A técnica de Enfermagem, Dani Gomes, fez questão de atender a solicitação do filho para estar presente. “Para ele era muito importante que eu estivesse aqui hoje, tanto para acompanhar a palestra como para outras atividades”, conta a mãe do João Miguel Gomes. 


Dia D

A direção do Cmei Recanto Infantil promoveu uma série de atividades para lembrar o Dia D da Primeira Infância, quando, além da participação da Sedes, ocorreram palestra sobre primeiros socorros com representantes do Corpo de Bombeiros, oficina de Shantala, além de outras atividades voltadas aos cuidados com essa faixa etária. Estudantes do curso de Odontologia da Itpac fizeram explanação sobre higiene bucal. 

“Nossa proposta com essas atividades é justamente envolver a comunidade, buscar a inclusão dos pais no ambiente escolar. E essas parcerias, como a que mantemos há um bom tempo com o Cras, são de suma importância”, contou a diretora do Cmei, Goiandira Clementes.