Combate às queimadas e inauguração do Nudec acontecem neste sábado, 06

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 05 de julho de 2019 às 17:23

Intenção é envolver comunidade nas atividades de prevenção a incêndios em áreas rurais

Será inaugurada neste sábado, 06, a sede do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) Rota do Abraço, que contempla as comunidades Taquaruçu Grande, Marmelada, e demais localizadas no entorno Parque Estadual de Lajeado. Além da inauguração também serão realizadas ações de prevenção às queimadas e levadas informações a população da região sobre destinação correta de resíduos.

Técnicos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Defesa Civil Municipal, Guarda Metropolitana Ambiental e membros da Associação Água Doce vão percorrer os domicílios rurais para informar sobre os riscos das queimadas, sensibilizar sobre as atividades de prevenção e combate a incêndios.

“Nossa intenção é ir a cada propriedade e conversar com o produtor rural. Queremos conhecer o local e saber de quais equipamentos eles dispõem para prevenir e combater o fogo”, explicou o superintendente de Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel Grama.

Ele disse ainda que a intenção é trabalhar no convencimento desses proprietários sobre a importância de compartilhar equipamentos e esforços para evitar queimas descontroladas nas comunidades rurais.

O diretor de Gestão Ambiental da FMA, Marcelo Grison, explicou que a Fundação este ano iniciou as atividades de prevenção às queimadas mais cedo exatamente para chegar neste período mais crítico com a comunidade já conscientizada.

“O objetivo é sempre evitar o uso do fogo para prevenir a ocorrência das queimadas e incêndios que trazem tantos prejuízos para o meio ambiente. Neste período de estiagem, inclusive, até as práticas de queima controlada e aceiro estão proibidas e é também sobre isto que queremos conversar com a comunidade”, disse Marcelo Grison.

Nudec

O Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) foi instalado nas dependências da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo e além dos técnicos conta com os moradores da região como voluntários das brigadas de combate à prática das queimadas. A inauguração do Nudec está prevista para o início da manhã e as ações na comunidade serão realizadas entre 7 horas e 17 horas.