Comdim Palmas realiza formação durante campanha pelo fim da violência contra mulheres

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 01 de dezembro de 2023 às 09:26

Evento reúne conselheiros, pesquisadores e profissionais que atendem mulheres vítimas de violências

Nesta quinta-feira, 30, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) promoveu uma ampla discussão sobre as políticas públicas e direitos das mulheres durante evento alusivo aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na Capital.

O evento, realizado no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) contou com a participação de membros e membras de conselhos de direitos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais que atuam diretamente com mulheres vítimas de diversos tipos de violências.

“Estou feliz em participar deste momento, principalmente porque as painelistas citaram mulheres negras, indígenas, quilombolas, periféricas, idosas e tantas outras que na maioria das vezes são esquecidas e invisibilizadas nos debates”, destacou Maria das Graças Medici da Costa, servidora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com a presidente do Comdim, Virginia Fragoso, a formação 'Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres' “tem como objetivo trazer dados, perspectivas e noções das demandas reais das mulheres palmenses e ressaltar a importância da participação social na construção e acompanhamento das políticas públicas, leis, programas e decisões tomadas pelos gestores públicos e que impactam diretamente na vida das mulheres”.

A pedagoga, técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Simone Fontenelle, destacou a importância de momentos plurais como esse para o fortalecimento da participação e do efetivo controle social na construção das políticas públicas. “Quem sabe do que as mulheres precisam somos nós mulheres, portanto devemos estar presentes nos espaços de tomada de decisões, ter voz ativa e defender nossos direitos”, afirmou.

Durante as mesas de debates foram abordados temas como atendimento às mulheres vítimas de violência, políticas de geração de emprego/renda, atendimentos em saúde, moradia, participação política. “O Brasil tem 6 milhões de mulheres a mais do que homens, somos 51,5% do sexo feminino, enquanto 48,5% são do sexo masculino. É importante debater e defender melhorias nas políticas públicas para essas mulheres e perceber que sua existência tem um impacto na economia, no desenvolvimento do país” explicou a profª Draª Cynthia Mara Miranda, doutora em Ciências Sociais e docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A formação ‘Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres’ foi promovida pelo Grupo Dina Guerrilheira, pelo Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Palmas (COMDIM), em parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

A campanha - 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é anual e internacional. Criada em 1991 por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, teve início no dia 25 de novembro, dia internacional pela eliminação da violência contra as mulheres, e vai até 10 de dezembro, dia internacional dos direitos humanos.

O objetivo é realizar mobilizações para conscientização e engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra mulheres e meninas.