Começa pavimentação das avenidas Teotônio Segurado e TLO-O7, no Taquari

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 01 de outubro de 2021 às 12:54

Máquinas realizam a terraplanagem de trecho em duplicação da Avenida TLO-05; em outros pontos do bairro ocorrem concretagem de calçadas e a abertura de bocas de lobo

Trecho leste da Avenida TLO-07, no setor Jardim Taquari, em Palmas, está recebendo, nesta sexta-feira, 1º, pavimentação asfáltica. A aplicação de concreto usinado a quente (CBUQ), material asfáltico de grande durabilidade e qualidade acontece na lateral da Quadra T-30. O extremo oeste da mesma via passa por tratamento de subleito, última etapa da terraplanagem.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), também estão em andamento no setor a imprimação (impermeabilização) da Avenida TNS-02 e do prolongamento da Avenida Teotônio Segurado. Estas vias seguem fechadas para passagem de veículos, pois é necessário repouso de, pelo menos, três dias do impermeabilizante para completa secagem antes da aplicação do asfalto.

Tratores também trabalham na terraplanagem do trecho de cerca de 800 metros em duplicação da Avenida TLO-05 (até seu encontro com a TNS-08). A previsão é de que o asfalto seja aplicado ainda em outubro de 2021. Na quadra T-33 a rede drenagem pluvial e terraplanagem já estão concluídas. Segundo a empresa responsável pela execução da obra, está prevista para iniciar neste mês de outubro a pavimentação com tratamento superficial duplo (TSD).

Outros pontos no setor com obras ou serviços em andamento são a quadra T-20, T-21 e T-32, onde estão sendo concluídas calçadas e bocas de lobo. Todos os trechos citados estão devidamente sinalizados.

Infraestrutura executada

Até setembro deste ano, foram executados 100% de pavimentação das ruas internas às quadras T-20, T-21, T31 e T-32. Na quadra T-31, a pavimentação chegou a 95% das ruas internas. Já a rede de drenagem pluvial, responsável pelo escoamento de águas da chuva das ruas, já está 100% executada nas cinco quadras contempladas pelo Programa de Requalificação Urbana de Palmas ( T-20, T-21, T-30, T-31, T-32 e T-33).

O Jardim Taquari recebe, desde 2020, infraestrutura viária viabilizada com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). São R$ 75.800.465,47 investidos em rede de drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação asfáltica, calçadas com acessibilidade e sinalização viária. Segundo a Seisp, até o mês de agosto deste ano, foram executados 74,42% do lote 03 (T-20 e T-21) e 49,65% do lote 04 (T-30, T-31, T-32 e T-33). Os contratos referentes a estas obras têm duração prevista de até 24 meses.

Leia também: Com recursos do CAF, quadra ASR-SE 85 começa a ganhar calçadas com acessibilidade