Começa plantio de sementes que irão decorar o Natal 2019 da Capital

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 22 de outubro de 2019 às 11:29

Com a chegada da chuva, bandejas são preparadas para receber sementes que se transformarão em lindas flores usadas no paisagismo de Palmas

As chuvas chegaram e o Viveiro de Flores de Palmas iniciou o plantio de sementes das plantas que irão decorar a cidade no Natal. Serão mais exemplares de vincas, onze-horas, tagetes e amendoim forrageiro. Flores que vão ajudar a reforçar o colorido da cidade. Esse trabalho não se resume ao plantio de sementes. Também serão retiradas mudas de bougainville já adultos para multiplicação das cores nos canteiros e rótulas da cidade.

Depois de cuidadosamente colocadas em bandejas, as sementes se transformarão em brotos que serão transferidas para saquinhos para crescimento em estufas. Entre 40 e 60 dias as flores já estão prontas para atualizar o paisagismo do Parque Cesamar, do Parque dos Povos Indígenas, da orla da Praia da Graciosa, as rótulas de entrada e saída de Palmas e outros canteiros da cidade.

Além das flores, no Viveiro também são cultivadas plantas paisagísticas como a dracena e o agave. O agave é utilizado, especialmente, por resistir ao calor e não exigir irrigação mesmo na estiagem.

Todo este trabalho é feito por servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). A equipe é grande e ajuda desde a manutenção do Viveiro de Flores, até o planejamento e execução de projetos paisagísticos.

Irrigação

O trabalho de execução e manutenção de paisagismo é realizado ao longo de todo ano, respeitando as características de cada local e das plantas usadas em cada localidade. Além disso, é importante frisar que não se utiliza água tratada na irrigação de jardins.

Trata-se de água bruta usada apenas para irrigação e que, no período de chuvas, essa rotina de irrigação é interrompida, sendo realizada apenas a ferti-irrigação, isto é, a aplicação de adubo líquido diluído em água para reavivamento das plantas.

Decoração sustentável

O trabalho de cultivo de flores e plantas ornamentais não se resume apenas ao que é replantado em canteiros. Muito do que é usado no Viveiro de Flores reaproveita matérias-primas diversas para novas serventias neste trabalho de ornamentação, a exemplo dos restos de poda e até árvores que caem em razão de chuvas fortes e assim são feitos cochos decorativos. Parte deste material também é triturado para fabricação de compostagem que auxilia na adubação do solo.

Outro exemplo interessante de transformação resultou numa estrutura decorativa inusitada. Uma sucata abandonada no Centro de Palmas foi transformada em um jardim florido que agora decora o Viveiro de Flores.

Em eventos sazonais, como o Festival Gastronômico de Taquaruçu e o Capital da Fé, se vê o resultado de outra iniciativa sustentável: a reforma de arranjos florais naturais em grandes vasos cerâmicos. Estes vasos são usados em projetos paisagísticos temporários. Sempre que há a finalização destes eventos, eles retornam ao viveiro para reposição de flores e aguardo de novos eventos.

Paisagismo

“É um trabalho importante, que dá uma cara de bem cuidada à nossa cidade e garante um toque final a qualquer espaço. As idéias partem de todos. Planeja-se um projeto no papel que é levado para a equipe de campo, que discute as ideias propostas e acaba incrementando com muitas sugestões”, explica o diretor de Parques e Jardins, Miguel Fonseca.

Quer contribuir com alguma ideia ou sugestão para este trabalho, entre em contato com a Seisp (63) 3212-7426.