Comemore o Dia Mundial de Higiene das Mãos lavando-as várias vezes ao dia

Secretaria da Saúde

Autor: Deni Rocha | Publicado em 05 de maio de 2020 às 14:40

Nunca foi tão importante lembrar dessas dicas, assim como é muito importante, em épocas como essa, intensificar a hidratação

Nesta terça-feira, 05 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para lembrar a importância dessa medida simples para prevenir infecções, incluindo a Covid-19.

 

 

A lavagem de mãos é uma medida simples, econômica e eficaz na prevenção de doenças e infecções, e atualmente tem sido indicada por todos os profissionais da área da saúde como um dos meios mais eficazes para evitar a contaminação e proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), juntamente com o uso de máscaras.

 

 

A médica Letícia Leão ressalta que o procedimento de lavar as mãos é difundido com o objetivo de diminuir a quantidade de vírus e bactérias veiculadas nas próprias mãos. “É uma medida muito utilizada no intervalo de atendimento aos pacientes, ao se preparar para uma cirurgia, na entrada e saída de hospitais e outros espaços públicos”, disse, lembrando que num estado de pandemia difundir essa prática para a população é uma forma eficaz de prevenir essa veiculação maciça de doenças.

 

 

“É muito importante que a população aprenda e ensine a forma correta de lavar as mãos, porque esse ato é tão eficiente quanto fazer uso de álcool em gel, por um custo muito menor. Você evita ficar doente, assim como transmitir doenças para quem você ama. Dedique menos de um minuto e salve vidas. É a ciência ajudando no combate do coronavírus”, concluiu Letícia, indicando que para evitar o ressecamento da pele pelo uso frequente do álcool em gel, é muito importante, em épocas como essa, intensificar a hidratação”.

 

 

Confira dicas para lavar as mãos corretamente:

 

 

Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.

 


Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete para cobrir todas as superfícies das mãos.

 


Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.

 


Esfregue a palma de uma mão contra o dorso da outra, entrelaçando os dedos.

 


Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai e vem.

 


Esfregue o polegar de uma mão com auxílio da outra, utilizando movimentos circulares.

 


Esfregue, com movimentos circulares, um dos punhos com o auxílio da palma da mão oposta.



Enxágue as mãos, evitando contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se não for possível abrir a torneira sem o uso das mãos, utilize um pedaço de papel.

 


Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

 


Utilize o álcool em gel. Ele é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias.



Não esquecer de intensificar a hidratação das mãos 

 

 

 

Com informações da Organização Mundial de Saúde