Como agir durante as compras fora de casa em tempos de pandemia

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 08 de abril de 2020 às 14:21

Coronavírus pode sobreviver em superfícies por algumas horas ou até vários dias, variando do tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente

Em tempos de pandemia a ordem máxima é higienização. Nunca se falou tanto sobre a importância da lavagem correta das mãos, dedos, unhas, punho, palma e dorso) com sabão e água corrente. Mesmo com a recomendação de isolamento social e a restrição do funcionamento do comércio, muitas pessoas precisam sair de casa para a realização de atividades básicas e essenciais, como a compra de alimentos e remédios. Para tanto é preciso uma série de cuidados visando diminuir as chances de contágio pelo coronavírus (Covid-19).

Segundo o biomédico sanitarista ambiental Sergio Celestino Cavalcante, as medidas de prevenção devem ser adotadas, independente do cenário atual de pandemia que todo o mundo vive. O hábito de deixar as mãos limpas evita verminoses e infecções na pele. “Além da lavagem adequada das mãos, o álcool em gel é um grande aliado na prevenção, e deve ser preferivelmente usado caso não seja possível lavar as mãos”, explica.

Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), ao sair de casa é importante manter um distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas. Se encontrar aquele amigo do peito, nada de abraços, beijos e apertos de mão. Ele irá entender o cumprimento de longe, e saberá que o distanciamento nesse momento também é uma forma de afeto.

O coronavírus pode sobreviver em superfícies por algumas horas ou até vários dias, variando do tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.

Compras

Durante as compras será impossível não tocar em nada. Leve um álcool em gel para a limpeza após finalizar a tarefa, e ao chegar em casa lave bem as mãos e braços. Ainda no local das compras, opte por pagar com cartão, pois sua limpeza é mais fácil de ser feita, do que dinheiro de papel e moedas. A SBI diz que não é possível afirmar com exatidão de notas de dinheiro podem estar contaminadas, mas na dúvida a regra da higienização continua.

Tenha sempre álcool no carro e papel toalha. Coloque as compras no porta-malas, limpar o volante, freio de mão, alavanca, maçaneta, controles do vidros e do rádio. Tudo que for tocado deverá ser limpo.

Ao chegar em casa é preciso separar as roupas e calçados utilizados. Nada de entrar direto em casa. Se não conseguir lavar as roupas de imediato, é recomendado armazenar em sacos de lixo plástico.

Agora é hora de cuidar do alimentos. Frutas, verduras e legumes devem ser limpos em uma mistura de água e água sanitária. Cada marca possui uma recomendação de uso, e algumas permite a utilização em alimentos. Fique atento ao rótulo. Depois de deixar de molho é só lavar em água corrente.

Produtos secos com embalagens devem ser limpos com álcool, e se possível ficarem ao sol por pelo menos duas horas. O calor de Palmas é um ótimo aliado nessas horas.

Celular

O biomédico alerta que o celular é um grande vilão nessas horas e merece atenção especial. “É possível encontrar nesses aparelhos milhares de fungos e bactérias que provocam intoxicações alimentares, infecções respiratórias e urinárias, conjuntivite, candidíase, infecções de pele, coliformes fecais e até meningite”, explica.

Para fazer a limpeza do celular, a SBI orienta desligar o celular e não usar conectado à tomada. Usar pano macio umedecido com álcool isopropílico com concentração de 70% (não confundir com álcool gel 70%), sempre com movimentos suaves. Cuidado com as aberturas do aparelho como porta de carregamento, entrada do fone de ouvido, microfones e alto falantes. A capinha também deve ser limpa. Não abrir o celular para fazer esse procedimento.

Transporte coletivo

Apesar de a Prefeitura de Palmas estar realizando a limpeza dos pontos de ônibus e a empresa responsável pelo transporte coletivo na Capital ter intensificado a lavagem interna e externa dos veículos, os usuários precisam tomar certos cuidados.

O ideal é não ficar aglomerado e manter distância das outras pessoas. Higienizar as mãos com álcool gel 70% antes de entrar nos ônibus e após sair. Dentro do ônibus, evite tocar os olhos, nariz e boca. Lembrando que o uso de máscara é indicado para pessoas com tosse, espirros e dor de garganta.