Comunicado - Atendimento no Caps II

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 20 de fevereiro de 2019 às 11:18

Pausa nos atendimentos é para reestruturação do tratamento ofertado aos usuários da unidade


 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que nesta quinta e sexta, dias 21 e 22 de fevereiro, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), localizado na quadra Arse 81, estará fechado para acolhimentos e atendimentos, voltando às  atividades normais na próxima segunda-feira, 25.

  

Dessa forma, caso alguém necessite de acolhimento inicial, esse atendimento será prestado no CAPS AD III (localizado na Arno 12, próximo a Paróquia São Judas Tadeu) e nos Centros de Saúde da Comunidade. Em caso de urgências, podem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (Upas Sul e Norte). Já os usuários que precisaram retirar medicamentos podem procurar a farmácia do Caps AD III. Quanto aos atendimentos eletivos e consultas dos usuários, os mesmos serão reagendados pela equipe.

 

De acordo a gerente de Saúde Mental, Dhieine Caminski, essa pausa nos atendimentos é para reestruturação do tratamento ofertado aos usuários do Caps II. Além do fortalecimento dos atendimentos prestados com a reformulação da grade de atividades, grupos, atendimentos e oficinas, o planejamento do Caps II tem como desafio contribuir para a defesa da luta antimanicomial com vistas a integrar melhor as práticas de desinstitucionalização.

 

“É importante que a sociedade perceba que as pessoas em sofrimento mental, com ou sem a presença de transtornos mentais, têm direitos à liberdade e tratamento humanizado, sendo assim, o Caps II tem como principal meta, estabelecer novos projetos de vida e apoio a essas pessoas. A reinserção social de maneira sistemática, com foco na geração de renda é uma demanda atual dos pacientes atendidos no Caps II, principalmente no estímulo de maior autonomia e protagonismo na sociedade”, explica.