Comunidade de Taquaruçu aponta demandas na quarta e última audiência pública do Orçamento Participação 2018/2021

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Deni Rocha | Publicado em 26 de agosto de 2017 às 14:02

Até o dia 10 de setembro o cidadão ainda pode participar da consulta pública através da internet.

"Essa reunião é muito boa para a população se manifestar sobre o que é melhor para o povo. Estou aqui para pedir moradia popular para as pessoas de baixa renda de Taquaruçu, quero deixar minha contribuição", declarou Rita Rocha da Silva, moradora do Distrito desde 1999, na quarta e última audiência pública do Plano Plurianual (PPA) Orçamento Participativo 2018/2021, neste sábado, 26, na Escola de Tempo Integral Crispim Pereira de Alencar, em Taquaruçu.

A moradora Rosa Cirqueira também disse ter apontado várias necessidades na área da saúde no distrito. "Taquaruçu tem crescido bastante, e como membro dessa comunidade vejo a necessidade de ampliação dos postos de atendimento à saúde".

Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Humano, o orçamento público é o instrumento de maior relevância no planejamento governamental, e que sua finalidade deve refletir todas as ações da gestão, com planejamento de médio prazo para alcançar os objetivos e o pleno atendimento às necessidades da população.

A secretária executiva de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Valéria Albino de Araújo Nunes, esclareceu que as demandas recebidas pela população servirão para traçar quais serão as metas para os próximos quatro anos. "A intenção é que consigamos detectar quais as necessidades da população, quais são as prioridades dentro dessa necessidade".

"A prioridade da gestão é atender os desejos, os anseios da população e isso só é possível por meio das audiências públicas", completou Valéria Albino.

Vote pela internet

Visando dar mais transparência e garantir maior participação social na elaboração do Projeto de Lei Plano Plurianual, o cidadão palmense pode participar da consulta pública através da internet até dia 10 de setembro de 2017, responder o questionário e apontar as potencialidades e as deficiências atuais da gestão. Para isso, basta acessar o site
participa.palmas.to.gov.br. A prefeitura disponibiliza ainda computadores conectados à rede nas unidades do Resolve para quem quiser participar.

Próximos passos

A superintendente de Planejamento, Andréia Cristina Silva Leitão, explica que primariamente o Município fez uma proposta técnica de todas as secretarias, que está sendo apresentada nas oficinas. Após a apresentação, abriu-se a escuta popular para ouvir os anseios da população e votá-los.

Em seguida, continua a superintendente, esses dados propostos pelo povo serão tabulados e verificada se é da competência da Prefeitura, as que tiverem viabilidade de execução receberá código diferenciado no plano e se chamará Plano Plurianual Participativo (PPAP), com caráter de prioridade por se tratar de demanda proveniente da participação das pessoas.

Todas essas ações serão consolidadas e transformadas em proposta de Lei que tem o prazo legal de entrega no dia 30 de novembro de 2017. "No entanto o Município está trabalhando para entregar antes do prazo final", disse Andréia Cristina.

Por último, a superintendente ressaltou que o projeto será enviado à Câmara de Vereadores e analisada pela Comissão de Orçamento e Finanças daquela casa, depois ser levada ao plenário para aprovação e posterior sanção do Prefeito Municipal. Após aprovada e sancionada entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2018.

Edição: Lorena Karlla