Comunidade participa de Curso sobre Suporte Básico de Vida

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Fesp | Publicado em 18 de abril de 2024 às 15:22

Qualificação foi realizada nesta quinta-feira, 18, na sede do Samu

Pensado para população em geral, o Curso sobre Suporte Básico de Vida (SBV) foi realizado nesta quinta-feira, 18, visando capacitar os participantes da comunidade local em como lidar com situações de emergência, especialmente, priorizando a melhoria das taxas de sobrevivência à morte súbita cardíaca. Duas turmas participaram, uma pela manhã e outra à tarde, cuja programação incluiu conteúdo tanto teórico quanto prático sobre como agir diante de uma parada cardiorrespiratória.

"O curso está sendo de muita serventia para nós, principalmente da área da saúde, porque temos que estar sempre voltados ao conhecimento da sobrevivência. Além disso, esse é um aprendizado que temos que levar para a vida", destacou a enfermeira Khassandra Rodrigues. O cirurgião-dentista Lucas de Sá ressaltou que os conhecimentos adquiridos no curso serão úteis tanto na vida pessoal quanto na profissional. "Este curso de Suporte Básico de Vida é fundamental para nós, profissionais da saúde, pois os conhecimentos adquiridos são essenciais para lidarmos com intercorrências tanto na esfera profissional quanto na pessoal. Por isso, estou participando deste curso. Acredito que todos os presentes sairão com uma ampla bagagem de conhecimento".

O curso foi realizado presencialmente na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ministrado pelo enfermeiro socorrista do Samu Mauro Maués. A  iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Palmas, a Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp) e Secretaria Municipal da Saúde, através do Samu.

*Texto corrigido às 18h41 do dia 18/04/2024