Comunidade rural de Buritirana recebe orientações sobre saúde do homem na última semana do Novembro Azul

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de novembro de 2019 às 13:32

Foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais e também agendamento de exames

Cerca de 80 homens moradores dos projetos de assentamento Entre Rios e Sítio, localizados no distrito de Buritirana, receberam serviços e orientações em saúde durante a última semana da campanha Novembro Azul. O trabalho foi realizado por profissionais do Centro de Saúde Buritirana, da Vigilância em Saúde Ambiental e da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ).


Foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais e também agendamento de exames. Os profissionais de saúde conduziram ainda um debate sobre câncer de próstata, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Os participantes puderam ouvir também sobre situações relacionadas à vida no campo, como o uso de agrotóxicos e os riscos de acidentes com animais peçonhentos.


A bióloga e coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Palmas, Lusy Almeida, lembrou que este ano ocorreram 25 intoxicações por agrotóxicos em Palmas e este número pode ser maior em virtude de casos não notificados. “Doenças causadas por intoxicação de agrotóxicos causam problemas de saúde a curto, médio e longo prazo, dependendo da substância utilizada e do tempo de exposição ao produto”, reforçou a profissional.


Jorge Luiz, biólogo da UVCZ, alertou que no período no chuvoso aumenta as ocorrências de acidentes com animais peçonhentos e isso exige mais cuidado por parte da população, principalmente a que mora em ambientes rurais. Segundo o profissional, “as principais vítimas dos acidentes por animais peçonhentos, na zona rural, são homens adultos”, e finalizou recomendando que em caso de acidentes a população procure rapidamente a unidade de saúde mais próxima.