Concurso elegerá neste final de semana as melhores ornamentações natalinas de Taquaruçu e Taquaruçu Grande

Agência de Turismo

Autor: Redação Agtur | Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 08:46

A melhor decoração da ‘Residência em Taquaruçu’ ganhará uma cesta de presentes e vaucher dos empreendimentos turísticos

Com intuito de eleger as melhores ornamentações natalinas em Taquaruçu e Taquaruçu Grande, além de promover o clima natalino da região, será divulgado neste sábado, 21, às 20 horas na Praça Maracaípe, o resultado do concurso Trilha do Papai Noel do projeto ‘Natal Azul,’. Além do resultado haverá espetáculo com teatro, música e bonecos gigantes.

Segundo os organizadores do Natal Azul, o concurso tem duas modalidades, que são elas: ‘Residência em Taquaruçu’ e ‘Empreendimento Turístico Sócio da Governança Turística de Taquaruçu e Taquaruçu Grande’. O concurso avaliará os quesitos criatividade, originalidade, identidade cultural e inovação.

Em relação as premiações, a melhor decoração da ‘Residência em Taquaruçu’ ganhará uma cesta de presentes e vaucher dos empreendimentos turísticos. Já o ‘Empreendimento Turístico Sócio da Governança Turística de Taquaruçu e Taquaruçu Grande’ receberá o trono do Papai Noel nesta temporada, 2019.

O presidente da Governança de Taquaruçu (Goverta), Wenterbeg Nunes, conta que o projeto é de acordo com os princípios do Plano Estratégico de Turismo de Taquaruçu, e cria uma programação diferenciada que possa somar positivamente na oferta turística e movimentação econômica da comunidade e atrativos turísticos da região.

O azul foi escolhido por ser associado ao mundo dos sonhos. “É uma cor mais fria, associada à água, a simplicidade e hospitalidade do distrito de Taquaruçu com suas casas e atrativos turísticos de natureza e culturas tradicionais, constituindo-se apelo de sustentabilidade para o berço das águas de Palmas,” conta.

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis, apoiar eventos como esse é fundamental para desenvolver o turismo no Município, pois além de divulgar o Distrito, leva mais turistas para conhecer as belezas do lugar, além de gerar renda aos empreendedores.

A organização ressalta que a Trilha do Papai Noel, ou seja, os empreendimentos e casas que estão concorrendo, ficarão abertos com promoções de atividades dos atrativos para os visitantes e turistas, dos dias 21 a 29 de dezembro.

O concurso faz parte dos princípios do Plano Estratégico de Turismo de Taquaruçu, e é promovido pela Governança de Taquaruçu (Goverta), com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Agência Municipal de Turismo (Agtur).

Espetáculo Natal Azul

O espetáculo tem o intuito de apresentar o Papai Natal Azul, um gigante que por sua vez vai brindar a todos com um presente espiritual, também contará a história do Natal e deixará a receita do segredo do pão azul para todas as cozinheiras do lugar, que após a consagração dos desejos de Natal, será ofertado a todos no final.

Por fim, a encenação seguirá com apresentações de músicos de Taquaruçu: Edi Ribeiro, Wertemberg Nunes, Magoo, Fernando, Aquiles Silva, Moicano Tato Tateando, Paraíba dos Oito Baixos. Criado e dirigido pelo Mestre Wertemberg Nunes, o espetáculo será realizado com a participação de artistas do Canto das Artes, Casa de Caboclo, Pote de Ouro,Trupiaçu, Aldeia TabokaGrande e personalidades da gastronomia da comunidade de Taquaruçu, além de personagens distintos como o Boneco Gigante Amarelo, (que representa na festa gigantes de Palmas as pessoas do lugar).

Ficha técnica:

Texto e direção: Wertemberg Nunes

Elenco: Açucena oliveira - Apoena Oliveira – Casé Silva - Catarina - Christopher Cunha - Daniela Aires - Enes d´Arc – Ester - Geovana Aires -Karla Oliveira - Louise nunes – Márcia Costa - Maria Edilene - Marlene Costa - Marluci Costa, Mateus Chaves - Mayana Aires - Simoni Moura - Taiom Tawera - Tato Tateando - Wene Nunes - Wertemberg Nunes.

Músicos: Aquiles Silva - Edi Ribeiro - Fernando Lourenço – Magoo – Moicano - Tato Tateando - Paraíba dos Oito Baixos - Wertemberg Nunes - Wanderley Batista, Encenação e Produção – Oca do Vento – Receptivo Turismo e eventos, Coordenação de Palco– Tucum Produções.

Trilha do Papai Noel:

Empreendimento Turístico