Concurso elegerá o melhor prato a base de Jabuticaba no I Circuito Gastronômico da Jabuticaba

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 16 de novembro de 2019 às 09:52

O evento tem o intuito de valorizar e eleger o melhor prato à base da fruta Jabuticaba, além do título, os três primeiros lugares receberão troféus comemorativos, 

Não apenas os jurados técnicos puderam se deliciar com os diversos pratos à base de Jabuticaba, mas também quem foi ao I Circuito Gastronômico da Jabuticaba pôde saborear os diversos quitutes oferecidos no evento, que  começou na sexta, 15, e encerra neste sábado, 16, a partir das 15 horas até as 22 horas, na Praça das Crianças em Taquaruçu.

 

O evento tem o intuito de valorizar e eleger o melhor prato à base da fruta Jabuticaba, além do título, os três primeiros lugares receberão troféus comemorativos, e na sexta, nove cozinheiras apresentaram seus quitutes aos jurados técnicos, e neste sábado, serão conhecidos os vencedores do concurso gastronômico. Os jurados técnicos avaliaram quatro quesitos, que são eles: a apresentação, sabor, criatividade e textura.

 

Segundo uma das organizadoras Luciene da Silva Miranda, o concurso vem para valorizar a versatilidade do que a Jabuticaba  pode proporcionar, desde vinhos, licores, geleias, compotas, sucos, tortas, até molhos para carnes, entre outros.

 

“Aqui em Taquaruçu muitos nem conheciam a fruta, com a programação recheada de atividades puderam conhecer melhor, agora, vão conhecer a culinária com diversos pratos à base da fruta. E tendo um incentivo de um concurso percebemos que a comunidade se despertou mais sobre a Jabuticaba”,  disse a organizadora.

 

A jurada técnica, Patrícia Oliveira, que além de cozinheira é engenheira de alimentos, se disse surpreendida com a qualidade e criatividade dos participantes. “Me surpreendi com a versatilidade da jabuticaba e a criatividade que os participantes tiveram para preparar pratos tão bons”, disse a jurada

 

A participante Maria Ilsa, que tem vários pés de jabuticaba, todos os anos vendia os frutos, alugava os pés, até fazia licores, mas ainda não havia preparado um prato especifico com o fruto, estava muito animada, em participar e contar sua história. “Foi no último momento que eu tive a ideia de criar esse milk shake à base de jabuticaba, e tem sido bem aceito, eu estou muito feliz com o resultado”, disse animada a competidora.

 

Já a turista Ana Carolina Benício, que é do interior do Tocantins, que estava na cidade para conhecer as cachoeiras, se surpreendeu com o evento, e fez questão de conhecer e provar as delícias. “Estou encantada com tudo isso aqui, e o milk shake de jabuticaba está uma delícia”, disse a turista.

 

Além do concurso do melhor prato de jabuticaba, vai ser realizado também um aporte cultural, com exposições de fotos antigas, plantio de mudas de jabuticaba, experiência sensorial com ingredientes feitos com jabuticaba, brincadeiras e atividades lúdicas, concurso de desenhos e poesia, entre outras atividades.

 

O evento faz parte da programação do 1 Circuito Gastronômico das Jabuticabas de Taquaruçu, que começou desde a semana dos dias, 02 e 03 de novembro, com a temática ‘Taquaruçu Mostra sua Cara’. A primeira semana de programação contou a vivência da colheita dos frutos, onde foi realizada em diversas casas e chácaras do distrito.

 

O evento conta com o apoio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem), Sebrae Tocantins e Projetos de Estruturação Turística de Taquaruçu. Segundo as organizadoras o objetivo principal é a aproximação da comunidade, turistas e empreendimentos locais por meio do resgate da história e cultura, buscando provocar emoções que se transformam em momento memoráveis.

 

Programação

 

Durante o evento acontecerá simultaneamente exposições culturais, artesanato, circuito gastronômico da jabuticaba com degustações de pratos, palestras, intervenções artísticas, brincadeiras e várias atividades lúdicas com as crianças e comunidade.

 

Sábado, dia 16

 

15h - Abertura

 

15 às 22h  - Exposição fotográfica e artesanato -  casa Vitor

 

15 às 22h  - Vivência terra ao prato - Exposição da Terra ao Prato com o Programa Culinária de Identidades com a culinarista e especialista em patrimônio Simone Moura e fotos do fotógrafo Tharso Lopes. Na casa da dona Lena


17 horas -  Com apoio do Ponto de Cultura Artesanato Tudo Daqui oferece oficina gratuita Sabonete artesanal com aroma de jabuticaba


16 as 17h30 - Brincadeiras populares

 

18h30 - Apresentação dos trovadores urbanos

 

20h - Resultado do concurso


20h- Roda de prosa ‘Conversa ao pé do fogo’ Heranças Ancestrais na alimentação e agricultura tradicional de Taquaruçu com Fernando Schiavini e convidados.


21h - Apresentação artística Fernando Magoo e Tayna Pinheiro

 

22h - Encerramento

 

Pratos Concorrentes

 

Purple Pig – Flávia Rodrigues

 

Empada de Chambari com molho e creme de Jabuticaba

 

Jabutiçu -Maria Ilsa

 

Bombom de Jabuticaba – Mateus Reis

 

Ravioli de Brie e Jabuticaba – Erlandia Gomes

 

Mousse de Jabuticaba – Francisca Pereira

 

Bolinho de Mandioca com molho de Jabuticaba – Maria Frutuosa

 

Doce Chefinho – Marcia Francisca

 

Licor de Jabuticaba Artesanal – Edson Cabral